O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ), desembargador Hilo de Almeida, vai publicar edital com os critérios para a escolha de dois novos desembargadores do Tribunal. As vagas são para preencher os cargos deixados pelos desembargadores Edvaldo Moura e Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro, que se aposentaram.
A vaga da desembargadora Eulália Maria Ribeiro é por merecimento e a do Edvaldo Moura é por antiguidade. A juíza Maria do Rosário de Fátima Martins Leite Dias, que tem 69 anos, é a magistrada mais antiga e que tem preferência para o cargo por antiguidade.
Por merecimento, o Tribunal lançará os critérios para a indicação dos candidatos e anunciar o período de inscrição.
Os critérios que serão exigidos, entre eles, são de produtividade, assiduidade, aperfeiçoamento técnico, além de ter uma conduta ilibada.
Até o final do ano, dois novos desembargadores vão se aposentar que são Raimundo Eufrásio Alves Filho e José Ribamar Oliveira.
Nesta quinta-feira, o presidente do TJ, Hilo de Almeida nomeou 10 juízes para incrementar as ações criminais e ajudar no combate à violência no estado.
O presidente disse que estava definido com assessoria sobre a publicação do edital.
“Temos alguns prazos regimentais que temos que observar, mas posso garantir que esses provimentos operem com maior rapidez”, disse o desembargador Hilo de Almeida.
Veja mais:
Servidor do TJ passa em concurso e é empossado juiz em solenidade cheia de emoção