PUBLICIDADE            

Ciclofaixa no meio de estrada é refeita na lateral da pista de anel viário no Piauí

Segundo o DER, a obra está em andamento, e deve ser concluída em breve. O projeto inclui ainda a pavimentação asfáltica, calçadas nas laterais, melhoramentos na drenagem da pista e a sinalização vertical e horizontal.

O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) mudou de lugar a ciclofaixa que havia sido feita no meio da pista do anel viário da cidade de Canto do Buriti. Em agosto, um vídeo (no fim da reportagem) que mostrava a ciclofaixa entre as quatro faixas de rolamento da estrada. Segundo o DER, a obra está em andamento e deve ser concluída em breve. Além da remoção da ciclofaixa para a lateral da pista, o projeto inclui ainda a pavimentação asfáltica no trecho e um passeio calçada nas laterais. Já foram realizados melhoramentos na drenagem (sarjeta, meio fio, entrada e saída de água) e a sinalização vertical e horizontal.

O trecho vai desde a entrada da PI-141, entre Canto do Buriti e Eliseu Martins, até a entrada da PI-140, entre Canto do Buriti e São Raimundo Nonato, e faz um desvio para que os condutores não precisem passar por dentro do trecho urbano de Canto do Buriti.

Logo após a repercussão do vídeo, a ciclofaixa foi apagada e agora está sendo substituída por uma nova, em uma das laterais da pista.

Em agosto de 2023, a ciclofaixa chamou atenção nas redes sociais. A pista é composta por quatro faixas de rolamento, sendo duas em cada sentido. A ciclofaixa ficava entre as quatro faixas, separando a estrada. Conforme o projeto, de 2013, a obra custou mais de R$ 6 milhões, com extensão de mais de 10 km.

O DER informou que o local passava por obras e entre as mudanças pelas quais o trecho deveria passar, e que o deslocamento da ciclofaixa para a lateral da estrada estava planejada.

Conforme o engenheiro e professor Kidner Próspero, a norma de trânsito não proíbe esse tipo de ciclovia, mas nesse caso era necessário que houvesse as "defensas", barreiras entre os veículos e os ciclistas.

Os ciclistas de Canto do Buriti contaram na época que já não usavam o espaço por medo de acidente, por considerarem o trecho arriscado. "Na lateral da pista seria mais interessante. A gente já tem o hábito de pedalar na faixa da direita, no mesmo sentido dos carros. O padrão seria esse", comentou o ciclista Mailson Carvalho.