Um apagão nacional deixou várias cidades sem energia na manhã desta terça-feira (15). Foram confirmadas ocorrências de falta de energia em, pelo menos, 23 estados de todas as regiões do país, além do Distrito Federal. São eles: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
A Amazonas Energia informou que, às 07h32, ocorreu um blecaute no sistema, afetando as cidades de Manaus, Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara.
No Rio Grande do Sul, o Grupo Equatorial Energia afirmou que houve perda "no suprimento de energia" devido ao Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC).
A circulação do metrô em São Paulo, Belo Horizonte e Salvador foi afetada.
O Ministério de Minas e Energia informou que uma ocorrência na rede de operação de estados do Norte e do Nordeste interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga do Sistema Interligado Nacional. A queda nos estados das outras regiões se dá pelo Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), procedimento que acontece de forma automática para proteger o sistema elétrico de danos maiores. Até as 9h16, 6 mil MW já haviam sido recompostos.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada. Ele também determinou a apuração das causas do incidente.
As empresas de energia estão restabelecendo a alimentação gradativamente após autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Fonte: SBT News
Fornecimento de energia começa a ser retomado no Piauí após horas de apagão
O fornecimento de energia começou a ser retomado no Piauí por volta das 11h30 desta terça-feira (15). A informação foi confirmada ao Cidadeverde.com pela Equatorial, concessionária responsável pelo serviço no estado.
Segundo a empresa, a retomada acontece de forma gradual e foi iniciada pelo Sul do Piauí, conforme orientação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Alguns pontos da capital também já tiveram a energia reestabelecida.
"A empresa informa que o fornecimento já foi normalizado em parte dos municípios afetados no estado e segue ocorrendo de maneira gradativa. Neste momento, já houve recomposição parcial para os clientes impactados na capital e na região de São João do Piauí", diz a nota da empresa.
Ainda não há uma previsão de quando o serviço vai ser reestabelecido na totalidade.
O apagão teve início por voltadas 8h30 e além do Piauí, também atingiu outros 25 estados brasileiros.
Matéria original
Um apagão de energia elétrica afetou o Piauí e vários estados brasileiros, principalmente das regiões Norte e Nordeste, na manhã dessa terça-feira (15), .
O apagão teve início por volta das 8h30. Pelo Twitter, internautas de vários estados, como Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, fazem relatos sobre a queda de energia.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que, às 8h31, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. "Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência", diz a nota.
As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
Operador Nacional do Sistema Elétrico ainda destacou que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Até às 10h09, 7 mil MW já haviam sido recompostos.
A Equatorial Piauí, responsável pelo fornecimento de energia em todo o estado, se manifestou através de nota:
O Grupo Equatorial Energia informa que houve registro, a partir das 8h30 desta terça-feira (15), de interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional.
Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.
Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados.
Assessoria de Imprensa - Grupo Equatorial
Por causa do apagão, algumas escolas públicas e privadas liberaram os alunos das atividades desta terça-feira (15). Cidadeverdecom