Os atiradores do Tiro de Guerra 10-021 de Piripiri participaram de duas palestras, uma sobre Primeiros socorros e outra sobre Radioamadorismo, nos dias 05 e 06 de julho. O ciclo de palestras realizado na sede do TG 10-021 faz parte da formação proporcionada pelo Exército Brasileiro por meio de parcerias com outras instituições.
No dia 05 de julho, uma equipe do Corpo de Bombeiros de Piripiri sob o comando do tenente Odair mostrou técnicas e procedimentos de Primeiros Socorros, além de noções sobre combate a incêndios. Já no dia 06 de julho, houve uma demonstração sobre Radioamadorismo, apresentada pelo 2º/PI Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro (GEES).
De acordo com o comandante do TG 10-021, o 1º sargento Afonso Júnior, essas “atividades agregam um conhecimento imenso na vida desses jovens atiradores, quando eles tiveram oportunidade de estar junto com esses profissionais”.
“Essas informações de Primeiro Socorros e situações corriqueiras como engasgo de crianças foram repassadas por uma equipe excelente do Corpo de Bombeiros capitaneada pelo tenente PM Odair e sua equipe estiveram aqui e colaboraram excepcionalmente”, destacou o Chefe de instrução do TG 10-021.
No dia 06, os atiradores do TG de Piripiri assistiram palestra com o Chefe Escoteiro, Romério Lima do 2º/PI Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro (GEES) sobre Radioamadorismo. Na oportunidade, tiveram noções sobre Código Morse, Código Q e Código Fonético, além de conhecer equipamentos e estações de radioamadores e fizeram um contato da sede do TG via rádio com um militar de Brasília-DF.
“Realizamos um contato via rádio na frequência de 7.135 Khz com o subtenente Glauber Viana Fernandes, representante do Clube de Radioamadores da Escola de Comunicações (CRAEC) em Brasília-DF”, explica o Chefe Escoteiro Romério Lima, que operou pela Estação PS8WA, acrescentando “que a palestra foi bem participativa e sem dúvidas foi um conhecimento a mais para os atiradores”.
Para o atirador Josivan Andrade foi uma ótima experiência. “Essa palestra sobre Radioamadorismo de hoje (06) foi muito importante pra nós. Foi uma difusão de cultura e de tecnologia muito interessante que nós vamos, com certeza, levar para a vida toda”, disse.
“Tivemos a grande satisfação de ter acesso a esse conhecimento importantíssimo para a vida que é o conhecimento do Radioamadorismo. O subtenente Glauber nos parabenizou pela iniciativa e esse foi um momento especial para nós do TG 10-021”, disse o 1º sargento Afonso Júnior.