PUBLICIDADE            

Juiz João Gabriel Baptista é eleito novo desembargador do TJ do Piauí

O juiz João Gabriel Furtado Baptista foi eleito na manhã desta segunda-feira (3) o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI). Ele o obteve a maior avaliação entre os nove inscritos na disputa. A sessão no pleno do TJ durou cerca de três horas. 

O novo desembargador ocupava atualmente a 2ª  Vara dos Feitos da Fazenda Pública. A data da posse ainda vai ser marcada pela presidência do TJ.

Resultado final:

João Gabriel Furtado Baptista - 192 pontos
Lucicleide Pereira Belo - 186 pontos 
José Vidal de Freitas Filho - 181 pontos

Em sua primeira fala após ser eleito, João Gabriel Furtado Baptista se emocionou e agradeceu ao pleno pela votação que obteve. O novo desembargador também destacou que irá buscar agir com equilíbrio na sua atuação no Tribunal de Justiça.

"É muita responsabilidade. Muito peso do cargo. A gente vai tentar agir como sempre agiu, com equilíbrio e buscar as melhores decisões para os casos apresentados", disse João Gabriel, ao destacar também o desempenho dos demais juízes inscritos na disputa.

"Qualquer dos colegas que fosse o escolhido, a gente certamente aceitaria e compreenderia", completou.

Já o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Hilo de Almeida, ressaltou o currículo do escolhido e a importância da renovação no Tribunal de Justiça.

“Sem dúvida, o tribunal fez uma excelente escolha. O tribunal referendou o nome do agora desembargador João Gabriel Baptista. É um cidadão que além do preparo intelectual, tem também conteúdo moral, espiritual. É um cidadão sóbrio, que vai trazer muito equilíbrio para nossa justiça", disse o presidente do TJ.

Currículo do desembargador eleito

João Gabriel Furtado Baptista é natural de Floriano/PI. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí, com Especialização em Processo Civil pela referida instituição. Instrutor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí (ESMEPI) e da Escola Judiciária do Piauí (EJUD) como convidado. É Juiz de Direito desde 03/03/1989, tendo passagem pelas Comarcas de Alto Longá, Miguel Alves, São Raimundo Nonato, Parnaíba e Teresina, onde foi juiz titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Zona Centro II e, por fim, da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública. Membro permanente e em substituição na Turma Recursal. Também foi Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça e Juiz Convocado para auxiliar o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Juiz Auxiliar da Corregedoria com 04 Desembargadores diferentes. Juiz Auxiliar em 04 Gabinetes de Desembargadores. Condecoração: Prêmio Colar Mérito Judiciário Des. Raimundo Baptista. Recebeu menção por boas práticas no exercício da magistratura, sendo aprovadas pela Corregedoria e transformadas em atos normativos.

Atualizada às 11h

Nove juízes disputam nesta segunda-feira (3) a eleição para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI), pelo critério de merecimento. O escolhido vai ocupar a vaga do desembargador Oton Mario José Lustosa, que se aposentou no final do ano passado.

A eleição acontece no pleno do TJ, onde os atuais desembargadores da corte atribuem notas a cada um dos inscritos. O eleito será o mais bem avaliado durante a votação.

Estão na disputa:

João Gabriel Furtado Baptista
José Vidal de Freitas Filho
Lucicleide Pereira Belo
Dioclécio Sousa da Silva
Paulo Roberto de Araújo Barros
Antônio Lopes de Oliveira
Haydée Lima de Castelo Branco
Antônio Reis de Jesus Nollêto
Antônio Soares dos Santos

Os inscritos na disputa são magistrados de carreira que precisam obedecer uma série de critérios, como tempo de trabalho, produtividade, entre outros.

O Cidadeverde.com apurou que os mais cotados para a vaga são os juízes João Gabriel Furtado Baptista, da 2ª vara dos Feitos da Fazenda Públicae e José Vidal de Freitas, juiz auxiliar da Corregedoria do TJ/PI. Cidadeverde.com