PUBLICIDADE            

Após promotora pedir anulação, Nucepe altera resultado do concurso do Corpo de Bombeiros

O Núcleo de Concursos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe) alterou nesta sexta-feira (23) o resultado da prova objetiva do concurso do Corpo de Bombeiros. Com a mudança, os candidatos inscritos nas cotas raciais que possuem nota maior que a nota de corte da ampla concorrência deixam a ação afirmativa, abrindo vagas para os candidatos com nota inferior. 

A mudança ocorre após o Ministério Público acionar a justiça para apontar a irregularidade e pedir a anulação do resultado, divulgado na semana passada. A ação civil pública foi protocolada pela promotora Myriam Lago, especializada na defesa da cidadania e dos direitos humanos. 

CLIQUE AQUI E CONFIRA O RESULTADO RETIFICADO

“O Ministério Público fez essa provocação. A Uespi por enquanto, só foi notificada, mas a gente reconhece que pode sim ajustar conforme a recomendação. A lei das cotas é uma lei relativamente nova. A gente avalia que precisa realmente observar as ponderações e, antes da liminar chegar, fizemos de ofício”, explicou a diretora do Nucepe, Bárbara Melo. 

Ainda segundo a diretora, com o remanejamento, alguns nomes que estavam na lista anterior deixam de aparecer, enquanto outros candidatos passam a seguir para as próximas etapas do certame. 

A retificação também pode ter impacto no cronograma do concurso público, como a divulgação da prova dissertativa, prevista para a próxima semana. 

“Com essa alteração do resultado, alguns textos vão ter que sair do banco de dados e outros vão precisar ser corrigidos. Se houver alteração, será pequena”, destacou Bárbara Melo. 

O certame

Ao todo, foram ofertadas 400 vagas, 200 para preenchimento imediato e 200 para formação de cadastro de reserva. 

A remuneração inicial de um bombeiro militar no Piauí é de R$ 3.817,73, além de vantagens por desempenho.

 

Cidadeverde.com