Uma força integrada realiza neste momento nova operação no Shopping da Cidade e Praça da Bandeira para combater roubo de aparelhos celulares, crime de receptação e de produtos eletrônicos não declarados.Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com
Parte da praça da Bandeira, no Centro de Teresina, foi fechada pela polícia. Os ambulantes na praça estão sendo revistados e os lojistas alvos da operação têm boxes revistados e com material apreendido.
O delegado Matheus Zanatta coordena os trabalhos da operação.
Segundo apurou o Cidadeverde.com, neste momento, cerca de 60 aparelhos celulares foram apreendidos.
Na última investida da polícia contra o crime, na operação Interditados II – foi apreendido mais de 400 produtos eletrônicos e celulares. Segundo a Polícia Civil todo material seria fruto de roubo. Cidadeverde.com
A operação – Interditados III –flagrou nesta quinta-feira (25) a venda de chip pré-cadastrado em plena luz do dia na praça da Bandeira, centro de Teresina.
Em ação integrada com as Polícias Civil, Militar e Guarda Municipal, seis pessoas foram presas em flagrantes e apreenderam mais de 200 aparelhos celulares durante abordagem na praça, uma das mais movimentadas da capital.
Segundo o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Segurança, uma mulher foi conduzida a Corregedoria vendendo chips de telefone pré-cadastrados em CPFs de terceiro, em uma banca.
"A segunda fase da operação teve início em virtude da investigação de um roubo de cargas ocorrido em janeiro. Na época foram roubados 143 celulares, desse total conseguimos apreender, aproximadamente 50 aparelhos telefônicos. Algumas pessoas devolveram espontaneamente e outras a Polícia teve que fazer diligência para apreensão dos celulares", explicou o superintendente.
Nesta terceira fase, o foco foi a praça da Bandeira. "A praça é uma demanda da população de Teresina, que reclama que lá é onde ocorre a receptação e venda desses celulares produto de crime. Hoje nós demos o start nesta operação e aprendemos mais de 200 aparelhos e conduzimos seis pessoas aqui para a Corregedoria. Elas estão sendo autuadas. Cinco delas pelo crime de receptação qualificada e uma pelo crime de falsidade ideológica", disse Zanatta.
O delegado Tales Gomes explicou como os chips aprendidos com CPFs pré-cadastrados podem ser utilizados. Os chips foram encontrados de posse de uma mulher em uma banca que vendia, exclusivamente, Chips para celulares. A mulher estava vestida com a farda da operadora Claro.
"Esses Chips estão registrados em CPFs de pessoas que sequer tem conhecimento disso e que podem ter seus dados atrelados a realização de alguns ilícitos ou na aplicação de golpes".
O delegado ressaltou ainda que a repressão ao roubo e furto de celulares vai continuar.
Zanatta explicou ainda que o combate a esse crime é uma das metas do governo do Estado, na questão da Segurança Pública.
Segundo o delegado, os celulares com restrição de roubo e furto aprendidos hoje podem ser, a partir de amanhã, procurados por seus donos.
Os demais celulares serão encaminhados ao 1º Distrito Policial para investigação e entrega dos donos.
Posto de policiamento começa a operar hoje
A Polícia Militar instala a partir de hoje um posto de comando na praça da Bandeira que vai abrigar o policiamento ostensivo na praça. O posto vai funcionar 24 horas por dia e vai abrigar equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.
Segundo o major Audivan Nunes, o posto vai funcionar no local até que a Polícia Militar tenha certeza de que a praça da Bandeira é um lugar seguro para o cidadão frequentar.