A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do novo regime fiscal para as contas da União a fim de substituir o atual teto de gastos. A matéria teve apoio integral da bancada piauiense, todos os deputados do estado votaram a favor pelo projeto, exceto Jadyel Alencar (PV) que não estava no plenário no momento da votação. Júlio Arcoverde e Átila Filho, ambos do Progressistas, apoiaram o texto. O partido de Ciro Nogueira recomendou voto favorável à matéria e foi crucial para a aprovação. A proposta foi aprovada por 372 votos a 108, na forma do parecer do relator, deputado Claudio Cajado (PP-BA).
Os deputados ainda precisam analisar destaques que podem alterar pontos do texto. A votação será retomada nesta quarta-feira (24), a partir das 13h55.
Na noite desta terça-feira (23), foi votado um dos destaques, da Federação Psol-Rede, que pretendia retirar do texto o capítulo que trata das vedações de gastos impostas ao governo se a meta de resultado primário não for cumprida. Foram 429 votos a favor e 20 contra, mantendo-se o trecho.
Votaram a favor do projeto:
Átila Lira PP
Castro Neto PSD
Dr. Francisco PT
Flávio Nogueira PT
Florentino Neto PT
Júlio Arcoverde PP
Júlio Cesar PSD
Marcos A. Sampaio PSD
Merlong Solano PT