O fotógrafo de natureza Eduardo Marchão registrou a passagem da Via Láctea sobre a cidade de Teresina no último dia 13 de maio e fez uma impressionante imagem do centro da galáxia, localizado a 26.000 anos-luz da terra.Foto: Eduardo Marchão
A astrofotografia - termo que define a fotografia de corpos celestes e céu noturno - foi feita a uma distância de 28 quilômetros da capital Teresina a uma altitude de 210 metros, na zona rural. Entre 22h e 01h da manhã.
De acordo com o fotógrafo Eduardo Marchão este é primeiro registro da Via Láctea sobre a cidade de Teresina. "É um registro inédito para a Astrofotografia e tem como objetivo contribuir e estimular cada vez mais as pessoas a apreciarem as belezas e maravilhas do cosmos", reforça.
O centro da Via Láctea fica visível entre os meses de abril e novembro de cada ano. Caso você queira observar, basta se dirigir a uma região com pouca luminosidade em dias que não há lua cheia e com o céu limpo, sem nuvens. Em zonas rurais ou fazendas.
Nas cidades, por conta da poluição luminosa das luzes artificiais durante a noite, apenas poucas estrelas ficam visíveis no céu noturno. "A alta luminosidade impede que as estrelas e o centro da Via Láctea sejam vistas de dentro da cidade", explica Eduardo Marchão.
Cidadeverde.com