PUBLICIDADE            

População poderá consultar processos do Tribunal de Justiça através do WhatsApp

A população poderá utilizar o WhatsApp para consultar processos judiciais e informações do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). O projeto Julia (Justiça Auxiliada pela Inteligência Artificial) foi apresentado em sessão plenária nesta semana.

“Hoje o cidadão para ele procurar alguma informação no nosso site ele precisa vasculhar, clicar em vários lugares, até achar aquela informação. Com a Julia, ele vai ter um ícone ou ele vai poder pegar simplesmente o WhatsApp dele e acessar um número no WhatsApp e começar a conversar com a Julia, em linguagem natural, do jeito que ele quer e Julia vai se virar para achar o processo lá e traduzir a linguagem dele. Ela entende a linguagem humana, ela não obriga que você aperte opções pré-definidas e esse é um grande benefício para a população”, explicou Clayton Farias Ataíde, secretário de Tecnologia da Informação do TJ.

Além da Julia, o TJ-PI vai passar a usar um assinador mobile que vai permitir que magistrados acessem documentos no computador sem o token físico. O projeto também vai aumentar a segurança do acesso ao sistema implementado a autenticidade em dois fatores.

“Os principais objetivos de ambas as soluções é acelerar a tramitação processual. O que nós somos mais cobrados como Justiça é que os processos andem mais rápido e todos os nossos esforços ultimamente tem sido para que a gente elimine tarefas desnecessárias para que os processos caminhem com maior rapidez possível para o seu final e é a principal finalidade tanto da Julia, que é a nossa solução de Inteligência Artificial, quanto do assinador digital”, disse Clayton.

Já para os servidores, a Inteligência Artificial do projeto Julia vai auxiliar nas análises dos processos e agilizar os serviços. 

“Agora internamente, a Julia já está nos auxiliando fazendo o trabalho de análises de processos para saber se eles estão aptos para serem baixados, quando um processo fica apto para passar para uma próxima etapa e assim mais próximo do seu final”, finalizou o secretário de tecnologia.

 

Cidadeverde.com