Nesta sexta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Xi Jinping, estão reunidos em Pequim para discutir parcerias e temas comerciais entre Brasil e China, além de questões como a guerra na Ucrânia e governança global. São previstas cerca de 20 assinaturas de acordos comerciais. A estimativa é que os acordos totalizem cerca de R$ 50 bilhões de investimentos.
Lula também terá um jantar com o líder chinês e fará uma declaração à imprensa na Embaixada Brasileira em Pequim. O presidente brasileiro embarcou na última terça-feira (11) e também teve reuniões com lideranças políticas e empresários do país. Antes de voltar ao Brasil, fará uma parada rápida em Abu Dhabi.
O mandatário brasileiro foi recebido pelo presidente chinês, por volta de 5h30, no horário de Brasília (16h30 no horário local), em uma cerimônia no Grande Palácio do Povo, em Pequim. A reunião com o líder da China é a principal agenda do presidente no país asiático.
Na cerimônia de chegada, Lula e Xi Jinping trocaram cumprimentos e caminharam juntos na Praça da Paz Celestial. Os hinos nacionais de Brasil e China também foram tocados por uma banda.Inicialmente, os dois presidentes se reúnem em um encontro ampliado. Em seguida, terão uma conversa privada. Depois, haverá a assinatura de cerca de 20 acordos comerciais e de parceria entre os dois países e um jantar. Por fim, o petista deve dar uma declaração à imprensa, na Embaixada Brasileira em Pequim. Na reunião, entre outros temas, Lula e Xi Jinping também devem discutir a guerra na Ucrânia.
Antes do encontro oficial, o presidente brasileiro participou de encontros com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e o presidente da Assembleia Popular da China, Zhao Leji, também no Grande Palácio do Povo. Na agenda, Lula reforçou o papel das relações comerciais com a China, e reafirmou que o país asiático é o principal parceiro comercial do Brasil.
Ainda nesta sexta, Lula participou de uma cerimônia em homenagem aos Heróis do Povo da China. O Brasil ofereceu uma coroa de flores, que foi colocada no monumento localizado na Praça da Paz Celestial.