A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou nesta quarta-feira (15) que a partir de hoje (16), vai aumentar o volume de água que sai do reservatório de Boa Esperança, localizado na Bacia do Rio Parnaíba. Foto: André Schuler/Chesf.
De acordo com a Chesf, o novo patamar será de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s), um volume útil em torno de 68%, devendo permanecer neste valor até nova reavaliação.
“A ação acontece em virtude da previsão de ocorrência de chuvas na região, e da necessidade de seguir a curva de volume de espera do Reservatório de Boa Esperança estabelecida para o período, controlando seu armazenamento, que se encontra com 68% do volume útil no dia de hoje”, informou a Companhia em comunicado.
A Chesf ressaltou ainda que comunidades ribeirinhas evitem a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação e destacou que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada.
Com o aumento da vazão, os municípios abastecidos pela bacia do Rio Parnaíba devem ficar em alerta.
Segundo o último boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Braisl (CPRM) divulgado na noite desta quarta-feira (15), em Teresina e em Timon, o nível do Rio Parnaíba estava em torno de 3,35 m e a previsão é que diminua para 3,30 m na manhã de hoje.
Em Barão de Grajaú e Floriano, o Parnaíba estava com 3,49 m e deverá chegar para 3,98m hoje.
Já em Luzilândia, a previsão é que o Rio Parnaíba chegue na cota de atenção com 4,10 metros na manhã desta quinta (15).
Em Barras, o Rio Marataoan, que já ultrapassou o nível de alerta, deve permanecer com 4,02 metros. A cota de inundação é de 4,20 m.
O Rio Longá, em Esperantina, deve continuar próximo ao nível de alerta com 6,22 metros. A cota de inundação é de 7,40m
E o Rio Poti, em Teresina, deve continuar na normalidade nesta quinta-feira com 3,12 metros.
Cidadeverde.com