O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (22) o nome do senador eleito Wellington Dias (PT) como futuro ministro do Desenvolvimento Social. O ex-governador do Piauí assumirá a pasta que será a responsável, entre outros programas, pelo Bolsa Família, atual Auxílio Brasil. Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto LulaFoto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
Ao fazer o anúncio, Lula chamou Wellington de "melhor índio" e lembrou que o Piauí foi o estado que lhe deu maior votação no país proporcionalmente. "Foi o estado que tive mais votos nessa eleição agora", disse.
Lula também citou a cidade de Guaribas, berço do programa Fome Zero em 2003, no seu primeiro mandato. "Foi o estado que nós começamos o primeiro combate à fome, na cidade de Guaribas", lembrou.
O presidente eleito ainda disse que o Ministério do Desenvolvimento Social vai cuidar do combate à fome e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O Ministério do Desenvolvimento Social é um dos mais disputados do novo governo, sendo inclusive cotado para a indicação de Simone Tebet (MDB), candidata que apoiou Lula no segundo turno das eleições presidenciais.
O anúncio foi feito em Brasília, durante pronunciamento realizado no Centro Cultural do Banco do Brasil, sede do governo de transição.
Após o início de anúncios feitos por Lula, Wellington Dias chegou a ser um dos mais fortes nomes para a liderança do governo no Senado. Com a ida para o Desenvolvimento Social, a vaga deve ficar com Jaques Wagner (PT-BA).
O senador eleito do Piauí também chegou a ser cotado para o Ministério do Planejamento e do Desenvolvimento Regional, Casa Civil e Economia.
A ida para o Ministério do Desenvolvimento Social contempla um desejo próprio do Diretorio Nacional do PT, que quer um filiado da sigla à frente da pasta, bem como o Piauí que deu expressiva votação ao presidente eleito.
Com a ida de Wellington Dias para o ministério, a vaga no Senado deve ser ocupada pela primeira suplente, Jussara Lima, esposa do deputado federal Júlio César (PSD) e mãe do deputado estadual Georgiano Neto (MDB).
BIOGRAFIA
Wellington Dias foi vereador de Teresina, deputado estadual, deputado federal, senador e governador do Piauí por quatro mandatos.
Teve importante articulação na institucionalização do projeto do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).
Em 2022, Wellington Dias foi coordenador nacional do Fórum dos Governadores do Brasil. Em março, deixou o cargo de governador para disputar o Senado Federal, o qual foi eleito, além de ter atuado como coordenador nacional da campanha de Lula para presidente da República.
Em 2022, deixou o cargo de governador para disputar o Senado Federal e esteve na equipe da coordenação nacional da campanha de Lula para presidente da República.
Cidadeverde.com.
Com o anúncio que o senador eleito Wellington Dias (PT/PI) comandará o Ministério do Desenvolvimento Social a partir de janeiro de 2023, a primeira suplente Jussara Lima (PT/PI) vai assumir a vaga do petista no Senado Federal.
A 1ª suplente é socióloga, formada pela Universidade Católica de Pernambuco. Em 2016, ela foi vice-prefeita do município de Fronteiras e foi eleita como vereadora do município. Ela é esposa do deputado federal Júlio César Lima (PSD) e mãe do deputado estadual Georgiano Neto (MDB).
Em publicação nas redes sociais, o deputado estadual reeleito Georgiano Neto (MDB) parabenizou Jussara Lima, sua mãe, que vai assumir o cargo no lugar de Wellington Dias. No post, ele desejou sorte e enalteceu o engajamento dela na política desde jovem.
"Uma mulher sensível, equilibrada e justa que atua na política desde muito jovem. Foi a primeira Vereadora da história de Fronteiras/PI, sua terra natal, e posteriormente vice-prefeita. Tem muito a contribuir nessa desafiadora missão", escreveu.
Como senador, Wellington Dias deve assumir o cargo a partir de janeiro de 2023, mas com o convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar o ministério, ele vai se licenciar e deixar o mandato para a 1ª suplente.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou na manhã desta quinta-feira (22), que o senador eleito Wellington Dias (PT-PI) vai chefiar o Ministério do Desenvolvimento Social a partir de janeiro de 2023. A pasta é responsável, entre outros programas, pelo Bolsa Família (atual Auxílio Brasil). O petista já era cotado para assumir um Ministério no governo Lula.