Após sucessivas quedas, o preço da gasolina no Piauí voltou a subir. Em Teresina, o aumento tem sido em média de R$ 0,20 e começou a ser praticado no início desta semana. Segundo o presidente do Sindicato dos Donos de Postos de Combustíveis do Piauí (Sindipostos), Alexandre Valença, a alta se dá devido a uma redução da produção de petróleo pelos países exportadores.
"A Opep, Organização dos Países Exportadores de Petróleo, que são os países exportadores de petróleo, reduziram drasticamente a produção e o preço do petróleo subiu no mercado internacional. A base do Maranhão é praticamente toda abastecida de mercadoria estrangeira, praticamente 80% a 90%, quem vem pro Maranhão e abastece também o Piauí e o Tocantins são muito impactados por produto importado", explica Valença.
O presidente do Sindipostos também esclareceu a diferença entre os preços diferenciados praticados nos postos de combustíveis.
"Os aumentos são menos escalonados porque cada companhia tem um teor de importação diferente. Um repassa no dia e outro no outro e fica confuso até pra gente que é de posto entender a que momento cada um vai repassar essas altas", diz Alexandre Valença.