A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, no último sábado (03) em Piripiri, uma carga de 17,21m³ de madeira ilegal. O carregamento equivale a 1,16 hectares de área a ser recuperada, o que representa mais de um campo de futebol.
De acordo com o Núcleo de Comunicação da PRF no Piauí, durante fiscalizações de rotina na BR 343 os policiais rodoviários abordaram a carreta contendo a carga ilegal, veículo conduzido por um homem de 41 anos.
Segundo os documentos apresentados pelo motorista a carga da madeira do tipo estacas de sabiá vinha de Crateús (CE) e tinha como destino a cidade de Eunápolis (BA). No entanto, os agentes da PRF observaram inconsistências na documentação e na rota feita pelo caminhão. Os policiais verificaram que o caminhão não trafegava pela rota descrita nos documentos e foi possível constatar que não havia carimbo de passagem em Posto Fiscal no Piauí ou no Ceará, o que reforçou a hipótese de que a carga na verdade teria origem no estado do Piauí e não no Ceará.
Questionado, o motorista afirmou que o caminhão teria sido carregado no Piauí, que não passou por nenhum Posto Fiscal da Secretaria de Fazenda e que estava vindo da idade de Piracuruca.Diante disso, o caminhão com toda a carga de madeira ilegal foi apreendido e encaminhado aos órgãos ambientais, pra os procedimentos cabíveis. O motorista vai responder por crime ambiental e uso de documentação falsa.