Em sessão extraordinária, na noite desta quinta (21/07), a Câmara Municipal de Piripiri aprovou, por unanimidade, o projeto de Lei do Executivo Municipal que concede o aumento do piso salarial para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Endemias. A partir de agora, os servidores municipais passarão a receber pelo menos dois salários mínimos em folha, além do retroativo relativo aos meses de maio e junho.
O presidente da Câmara, Alan Osório, anunciou a provação do projeto Nº 022 trata do aumento e o de Nº 021 que trata da isenção ao final da sessão extraordinária. Foram onze votos a favor e nenhum voto contra.
O primeiro a falar foi líder do Governo, Líder Carlos (PSC), que destacou o esforço da prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, e que lembrou também a isenção proposta pelo município aos barraqueiros. “Projeto também de grande importância que vai beneficiar também os barraqueiros de nossa cidade”, disse.
Os vereadores William da Loto (PT), Andréia Azevedo (PP) e Neném Calçados (PTB), em suas falas, anteciparam o voto a favor dos projetos durante o Pequeno Expediente, antes da votação do projeto de lei.
A vereadora Beatrice Pimentel disse que sempre defendeu a causa dos ACS e Agentes de Endemia. “A gente fica feliz em estar aqui, votando e homologando essa lei. Quero agradecer a sensibilidade e disponibilidade da prefeita Jôve Oliveira Monteiro e do secretário de Saúde, Gabriel Mauriz”, disse a parlamentar.
Ela lembrou que Artº 2 do projeto de lei aprovado fixa o piso salarial profissional de 40 horas em valor não inferior a dois salários mínimos. A parlamentar também lembrou que os profissionais receberão o retroativo dos meses de maio e junho numa única parcela, na semana que vem.
Também ocuparam a Tribuna, para falar em favor dos dois projetos, os vereadores Dr. Pinto (PTB), Dowglas Leonardo (PT) que destacaram a importância dos profissionais e da isenção para os barraqueiros.
O vereador Domingão (PP) disse que estava feliz, mas que a Câmara Municipal não tinha mérito pela aprovação, mas sim os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e de Endemias.
Também falou o vereador Menandro Brito (PSL) e disse que estava junto com os demais colegas fazendo valer a lei após aprovação.
Os vereadores Elvis Diones (PTB) e Nayla Barbosa (PP) justificaram a ausência por motivo de viagem. Não compareceu à sessão extraordinária, o vereador Papinha (PP).
Isenção de Taxas para Barraqueiros
Também foi aprovada pela Câmara, a isenção de taxas aos barraqueiros de Piripiri que vão participar da Pirifolia 2022. O projeto também tramitou em regime de urgência e foi aprovado de forma unânime.