Um jovem levou dez pontos no rosto após ser atingido por uma linha de pipa com cerol. O acidente aconteceu no último sábado, 18, enquanto ele trafegava de moto na estrada que dá acesso à Serra dos Matões/Morro do Gritador.
Infelizmente, essa em uma prática “comum” aos finais de tarde nos mais diversos bairros de Pedro II, mas o que parece apenas uma brincadeira, pode representar um enorme perigo. O cerol e a linha chilena colocam em risco a vida de pedestres, ciclistas e motociclistas que circulam pela cidade, além da própria pessoa que está utilizando. O uso desses materiais ou qualquer outro produto cortante na prática de empinar pipas é considerado crime e os responsáveis por menores que se envolverem em acidentes relacionados com o uso do cerol poderão responder judicialmente.
O produto é uma mistura que se põe no barbante que o torna cortante, comumente utilizado para envolver linhas de papagaios ou pipas. Em razão do potencial cortante desse material, crianças, adolescentes e até mesmo adultos dele se utilizam para cortar as linhas dos colegas, travando uma verdadeira “batalha” nas ruas.
A atenção especial vai para os motociclistas e ciclistas, pois nesta época do ano, chegando às férias de julho, tem que ser redobrada, como também se recomenda o uso da antena “corta linha” que é um dispositivo acoplado no guidão para prender a linha e assim evitar o contato com o pescoço do motociclista e/ou ciclista e assim preveni-los dos acidentes. Contudo, não são raros os casos de pedestres, motociclistas e ciclistas feridos com as linhas. Infelizmente, até mesmo casos de morte podem ocasionar, em razão desta prática. Fonte: PortalP2