O IBGE abriu, nesta quinta-feira (9), inscrições para um processo seletivo com 28 vagas no Piauí. As oportunidades de emprego temporário são para trabalhar no Censo Demográfico 2022, no cargo de recenseador, que é o responsável por realizar as entrevistas nos domicílios.
As inscrições vão até o dia 15 de maio. O interessado deve se inscrever pelo site (clicando aqui).
Dentre as 28 oportunidades, 3 são para ampla concorrência, 8 reservadas para pessoas com deficiência e 17 para pessoas pretas ou pardas
Seleção
Não há pagamento de taxa, nem realização de provas. A seleção será feita exclusivamente por análise de títulos. O requisito mínimo para o cargo é ter o ensino fundamental completo.
Os recenseadores são remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas. Os ganhos consideram ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário e o tipo de questionário preenchido (básico ou amostral).
A previsão de duração do contrato do recenseador é de até três meses.
Vagas
As oportunidades estão distribuídas em 17 municípios piauienses. Dezesseis deles possuem uma vaga cada:
- Alvorada do Gurgueia,
- Baixa Grande do Ribeiro,
- Cajueiro da Praia,
- Colônia do Gurgueia,
- Flores do Piauí,
- Guadalupe,
- Jerumenha,
- Luís Correia,
- Morro Cabeça no Tempo,
- Nazária,
- Pajeú,
- Queimada Nova,
- Ribeiro Gonçalves,
- São Gonçalo do Gurgueia,
- Sebastião Leal e
- Socorro do Piauí.
Há ainda 12 vagas para a zona rural de Teresina.
Os recenseadores do IBGE começam a bater de porta em porta no dia 1º de agosto, em todos os municípios do país. No Piauí, mais de 3 mil pessoas farão parte da força de trabalho diretamente envolvida com a operação censitária. Cerca de 900 mil domicílios serão visitados em todo o estado.