Nessa terça-feira (19/04), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o deputado estadual Marden Menezes (Progressistas) afirmou que a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está passando por dificuldades por causa do governo do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado.
Segundo o parlamentar, várias denúncias têm chegado, como “de falta de professor, ameaça de fechamento de cursos, a completa falta de condições físicas para as aulas presenciais”, disse.
Ainda de acordo com Menezes, a problemática se agravou com a volta às aulas nos campi por todo o Piauí e que o curso de Direito, no campus Picos, está “ameaçado”.
“Já foram inúmeros cursos fechados Piauí afora. O curso de Direito na grande Picos agora está ameaçado. Na volta às aulas presenciais, as salas de aula, inclusive do campus da Uespi em Teresina, estão com goteiras, com as carteiras quebradas, com o piso depredado, com as estruturas físicas completamente inabilitadas para uma sala de aula”, criticou.
O parlamentar propôs que uma Audiência Pública na Alepi seja marcada para debater a situação da Uespi. Para ele, medidas urgentes devem ser tomadas com o apoio de estudantes, de professores, do Ministério Público e do judiciário, pois, “da forma como está, o governo do PT vai acabar com a perspectiva de emancipação, de formação profissional das próximas gerações de piauienses”, argumentou.