O furto de fios de eletricidade continua em alta na cidade de Barras. E nem o cemitério São José escapou. Os criminosos retiraram a fiação para extrair e comercializar o cobre. Só em 2021, a Equatorial Piauí registrou 1.333 ocorrências de furto de cabos da rede elétrica. Barras registrou 22 ocorrências, que foram oficialmente registradas.
O cemitério São José, em Barras, foi reformado há quatro meses. Para permitir a facilidade do acesso, foi aberto outro portão, o que impede aglomerações na entrada e melhora o tráfego de pessoas dentro do cemitério. O muro foi pintado e recebe capina e limpeza obedecendo um cronograma das equipes de limpeza da cidade.
A Prefeitura de Barras pretende recuperar parte do muro da parte dos fundos que caiu após as fortes chuvas que incidiram em Barras, mas só após o período chuvoso. Os técnicos da secretaria de Obras não recomendam o início da obra durante o inverno.
"A prioridade nesse período é para obras que reduzam o prejuízo causado pelas chuvas. Esse também não é o momento de visitas ao cemitério. As chuvas e a dengue são risco", informou a assessoria de comunicação da prefeitura.