PUBLICIDADE            

Celebrações e homenagens marcam um ano da morte de Firmino Filho

Uma missa celebrada na manhã desta quarta-feira (06), na capela do cemitério Recanto da Saudade, marcou o início da programação de homenagens pela passagem do primeiro ano da morte do ex-prefeito Firmino Filho, que faleceu em 06 de abril de 2021. 

A celebração foi conduzida pelo padre Francisco Borges e contou com a presença da esposa de Firmino, Lucy Soares, e dos filhos Cristina, Bárbara e Bruno Soares, que se emocionaram em alguns momentos da homenagem. 

Também prestigiaram a celebração amigos do ex-prefeito, como o pré-candidato a governador, Silvio Mendes (União Brasil), e os ex-secretários municipais Kleber Montezuma, Fernando Said e Washington Bonfim. 

A filha do ex-prefeito Firmino, Bárbara Soares, pré-candidata a deputada estadual, pontuou que hoje é um dia marcado por saudades, mas também de gratidão pelas lembranças deixadas pelo pai. 

“É um dia de gratidão, todo o amor de meu pai por Teresina foi traduzido em obras, sejam físicas ou emocionais, naquele abraço que ele dava para a população teresinense, que reconhece esse carinho. Onde ele estiver está guardando e orando por todos nós”, afirmou Bárbara Soares.

Bastante emocionada, a deputada estadual Lucy Soares preferiu não conceder entrevista.

Nas palavras que disse para os presentes na celebração, o padre Francisco Borges relembrou ações de Firmino Filho e o classificou como um bom amigo e bom cristão. 

“Firmino sabia cativar, se dedicar, espalhar amor. Quem diria as lideranças comunitárias. Ele as valorizou e olhamos para o passado, contemplamos o presente e vislumbramos o futuro e vemos como ele sabia estar junto”, declarou. “Aqueles que partem, partem fisicamente, mas sempre estarão guardados em nossos corações”, acrescentou. 

Uma segunda celebração também está marcada para ocorrer às 19h desta quarta, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Alto da Ressureição,zona Sudeste de Teresina.

Amigos prestam homenagens 

O sentimento predominante entre familiares e amigos foi o de emoção e saudade de Firmino Filho.

O ex-secretário Fernando Said, amigo de infância dê Firmino Filho relembrou das memórias que construiu com o tucano e elogiou a trajetória que ele teve como prefeito de Teresina nos quatro mandatos para os quais foi eleito. 

“Firmino era uma pessoa extremamente significativa para todos nós. Tive a oportunidade de conviver com ele em duas vertentes, fui amigo desde a infância, então o conheci como ser humano, como pessoa, todas as qualidades que ele possuía, e consegui ter o privilégio de conviver com ele como gestor, um dos mais brilhantes que já conheci. Esse é um momento de fazer o Firmino vivo, pois ele permanece vivo entre nós, os amigos, em Teresina e é assim que queremos guardar a memória dele”, destacou. 

Já Silvio Mendes relembrou a falta que sente de Firmino Filho e falou sobre lições de vida e política que teve com o ex-prefeito.

“Firmino era um homem tímido por mais estranho que possa parecer, era um pouco diferente do que parecia ser. Sensível, solidário. Acho que Deus foi muito generoso com Firmino e conosco por nós deixar conviver com ele. Ele deixa a lição, a falta, a saudade que é muito grande”, pontuou. “A vida é um aprendizado permanente no qual aprendemos até a vida nos levar. Precisamos aprender a aproveitar melhor o tempo, que a vida é curta, que vale a pena se doar, fazer o bem, uma série de sentimentos que o Firmino traz nesta missa celebrada”, pontuou. 

O também ex-secretário e amigo de Firmino Filho, Kleber Montezuma, falou sobre as homenagens e frisou esperar que Firmino Filho possa saber como foi amado por amigos e familiares. 

“Espero que de lá ele veja o quanto ele continua sendo amado por esta cidade”, declarou. Cidadeverde.com