Segundo a coluna de Lauro Jardim do jornal O Globo, o presidente Jair Bolsonaro tem enviado representantes aos veículos de comunicação que planejam promover debates eleitorais.
Bolsonaro não confirmou presença em nenhum desses eventos. O primeiro debate deve acontecer no dia 6 de agosto na CNN Brasil, seguido da Band no dia 7, Jovem Pan no dia 9 e na RedeTV dia 2 de setembro.
A Rede Globo promove tradicionalmente o último debate dos candidatos à presidência na quinta- feira que antecede a votação, mas a emissora não confirmou a data para este ano. O debate da Globo deverá ser no dia 29 de setembro, se a tradição for mantida. O primeiro turno das eleições 2022 acontece dia 2 de outubro.
Bonner não quer mediar debate
Segundo o site "NaTelinha, do UOL", o jornalista e âncora do Jornal Nacional Willian Bonner teria deixado claro para a emissora que não tem interesse em comandar os debates presidenciais. Com as eleições no fim de ano, muitos veículos de comunicação já se preparam para a cobertura eleitoral e os debates.
Participação em debates
O presidente Jair Bolsonaro participou apenas de um debate durante as eleições de 2018 na Band, mediado por Ricardo Boechat. Segundo a Agência Brasil, depois da agressão que sofreu durante a campanha, o atual presidente não participou de debates, mas concedeu entrevistas a emissoras de rádio e televisão.
Na época, o médico Antônio Luiz Macêdo, chefe da equipe que operou Bolsonaro, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, liberou o candidato para debates com algumas restrições.