A edição do Diário Oficial do Estado dessa quarta-feira (30) trouxe a exoneração dos secretários e auxiliares que deixaram os cargos que ocupavam no Governo do Piauí para concorrer nas eleições de outubro deste ano ou que irão auxiliar no processo eleitoral. Estão na lista, quatorze nomes.
Rafael Fonteles (PT) deixou a Secretaria da Fazenda para ser o candidato a governador do Piauí. Como já anunciado pelo GP1, Osmar Júnior (PCdoB) deixará a pasta do Governo para coordenar a campanha de Fonteles. As exonerações terão efeito a partir desta quinta-feira (31), que é data da transmissão do cargo de chefe do executivo estadual para Regina Sousa, que vai assumir no lugar de Wellington Dias, que vai concorrer ao Senado Federal.
Também durante a solenidade, a nova governadora deverá a assinar a nomeação dos substitutos para os cargos vagos.
Confira abaixo a lista dos exonerados:
Rafael Fonteles (Fazenda)
Osmar Júnior (Governo)
Fábio Xavier (Cidades)
Simone Pereira (Agronegócio)
Janaínna Marques (Infraestrutura)
Hélio Isaías (Transportes)
Flávio Júnior (Turismo)
Florentino Neto (Saúde)
Fábio Novo (Cultura)
Viviane Moura (Suparc)
Mainha (Superintendente de Representação do Piauí em Brasília)
Castro Neto (DER-PI)
Vinícius Pontes (Diretor do Hospital Lucído Portella)
Cida Santiago (Cendrogas).
O governador Wellington Dias (PT) entrega, na manhã de hoje (31), sua mensagem de renúncia ao cargo de chefe do Executivo piauiense à Assembleia Legislativa do Estado (Alepi). A previsão é que o texto chegue à Casa por volta das 8h30.
Segundo o deputado Francisco Costa (PT), líder do governo na Casa, esse é um protocolo cumprido e oficializado pela presidência da Alepi para constatar e comprovar a vacância do cargo.
“O governador já tomou as providências para registrar em cartório, dessa que é uma carta redigida a próprio punho do governador Wellington Dias e na sequência às 9h30 teremos a posse da nova governadora Regina Sousa”, pontuou o parlamentar.
“O governador precisa fazer uma carta dirigida à Assembleia Legislativa com uma redação feita a próprio punho, que ele precisa assinar, reconhecer firma e protocolar na Assembleia Legislativa e será oficializada pela presidência. De posse disso, pode-se constatar a vacância do cargo para a posse da nova governadora”, disse.
Wellington Dias se afasta do cargo para disputar o Senado. Em seu lugar assumirá a vice-governadora Regina Sousa (PT) em uma cerimônia marcada para às 9h30. A transmissão de cargo será às 10h30 no palácio de Karnak.
Cidadeverde.com