O boletim divulgado hoje pelo Comitê Científico do Nordeste alerta que a pandemia não terminou e recomenda cautela na flexibilização de medidas restritivas contra a Covid-19, além da necessidade de campanhas de vacinação. Os técnicos do comitê destacam que a rápida queda dos números de novos casos e óbitos tem levado a população a relaxar muito no isolamento social e pressionado os governos a encerrar as medidas restritivas.
Mas eles lembram que, assim como a Fiocruz, as evidências científicas mostram que ainda é prematuro considerar que a pandemia acabou. O Boletim destaca ainda a circulação da subvariante BA.2 da Ômicron, com características patogênicas da Delta e a alta transmissibilidade da Ômicron, também conhecida como Deltacron. Essa subvariante está provocando uma nova onda.
O Comitê Científico diz que no caso do Brasil ainda não está claro se a inflexão ocorrida na última semana é causada pela subvariante ou pelo efeito de subnotificações durante o carnaval. Por isso, diz a nota: “De qualquer forma, o relaxamento exagerado das medidas de contenção da Covid-19 no momento é prematuro, pois poderá resultar em nova onda da pandemia.
Ao falar especificamente sobre o Piauí, a nota do Comitê diz que “mesmo considerando o declínio da pandemia no Estado, recomenda-se a manutenção das medidas de segurança sanitária, principalmente a manutenção do uso de máscaras no contexto da volta às aulas presenciais”.