PUBLICIDADE            

Inmet mantém alerta de chuvas intensas para todo Piauí nas próximas 24 horas

Nos alertas, o Inmet também destaca o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas

                                                             RUA FREITAS JUNIOR, CENTRO DE PIRIPIRI

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta sexta-feira (11) dois novos alertas amarelo e laranja para chuvas intensas no estado do Piauí. Os alertas atingem todos os municípios e têm duração de 24 horas, até as 10h desse sábado (12). 

De acordo com o aviso, em municípios da região Norte, Centro-Norte, Sudeste, Sudoeste e Centro-Norte piauiense o alerta é na cor laranja, com possibilidade de chuvas de até 100 milímetros/ dia, além de ventos intensos que podem chegar a até 100 km/h.

O alerta laranja atinge grande parte do território piauiense e abrange a capital Teresina e outros municípios como Barras, Piripiri, Oeiras, Picos, Floriano, além de todo o litoral do estado. 

Já o alerta amarelo concentra o restante dos municípios das regiões Sudeste e Sudoeste, no extremo Sul do Piauí, como Corrente e São Raimundo Nonato. 

Segundo o Inmet, nessas regiões existe a possibilidade de chuvas 50 milímetros/dia e ventos intensos de até 60 km/h. 

Nos alertas, o Inmet também destaca o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Orientações

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Famílias desabrigadas em Teresina

Subiu para 732 o número de famílias desabrigadas em Teresina devido às fortes chuvas na cidade. A maior parte delas está em residências de familiares e a outra abrigada em escolas municipais. 

Entre as famílias desabrigadas, 667 estão vivendo em residências de amigos e parentes. E outras 65 famílias em abrigos disponibilizados pela prefeitura municipal.

Emergência

Em situações emergências ou em casos de dúvidas, o cidadão pode ligar para o telefone de emergência 199 da Defesa Civil ou para o telefone fixo (86) 3223-7366. O atendimento via telefone é 24 horas, todos os dias da semana, incluindo feriados.