O rio Marataoan, localizado na região do município de Barras, distante 128 km de Teresina, permanece em nível de alerta, próximo da cota de inundação após chuvas, segundo dados divulgados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Segundo o boletim divulgado neste domingo 6 de março, o nível do rio estava em 3,91m, em situação de alerta, já que está perto da cota de inundação, que é de 4,20 m.
Pelas redes sociais a prefeitura de Barras informou que a equipe da Defesa Civil já está monitorando as áreas de risco, devido ao risco de alagamento.
“A cidade de Barras está em alerta por conta das fortes chuvas que incidiram no município nos últimos dias. A Defesa Civil está em campo, visitando e monitorando as áreas de risco. O prefeito Edilson Capote designou equipe para realizar busca ativa às famílias atingidas. A prefeitura dispõe de um plano de monitoramento de cheias que está colocando em prática”, informou a prefeitura nas suas redes sociais.
Esperantina
No município de Esperantina, o rio Longá está no nível de atenção, com 6,06 m, próximo de atingir a cota de alerta que é de 6,30 m. No município, a cota de inundação prevista para o rio é de 7,40 m.
Luzilândia
Em Luzilândia, o rio Parnaíba localizado na região também está em nível de atenção, pois está com 4,26 m. A cota de inundação da região é de 5,70 m.
Já a situação dos rios nas demais localidades são consideradas normais, sem grande alteração no estado do Piauí.
Cidadeverde.com