PUBLICIDADE            

Menina autista é resgatada pelo Conselho Tutelar após ser mantida em casa acorrentada

Menina autista era mantida acorrentada pelos pés

Uma denúncia anônima levou a equipe do Conselho Tutelar de Buriti dos Lopes a resgatar uma menina autista de apenas 11 anos, que vivia acorrentada pelos pés na casa da mãe. O resgate ocorreu na tarde da última quarta-feira (03/03).

Um vídeo mostra a garota em um local sujo e insalubre. Lá chegando, a equipe constatou a veracidade das imagens. A mãe da criança foi presa pelo Grupamento de Polícia Militar (GPM) da cidade.A mulher disse que a filha era mantida presa para evitar que fugisse. Ela acabou sendo liberada após ser ouvida na Central de Flagrantes de Parnaíba.  A Polícia Civil vai apurar o caso e a Promotoria de Justiça acompanhar as oitivas.

Autismo

O autismo — nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de suporte que necessitam — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (coocorrências), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.