Equipes da Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter) prenderam, durante a Operação Astra, na manhã desta segunda-feira (31) nove pessoas suspeitas de integrar um grupo especializado em roubo e adulteração de veículos em Teresina. De acordo com o delegado Marcelo Dias, coordenador da Polinter, o grupo preso hoje é suspeito de furtar um lote de documentos em branco do Detran no ano de 2021, para adulterar motocicletas roubadas.
Ainda segundo o delegado, o grupo roubava os veículos principalmente para comercializar no interior do Piaui.
“Eles adulteravam os documentos para que o objeto de roubo parecesse lícito. O grupo agia sozinho. Ou seja, eles roubavam documentos em branco e colocavam dados falsos para poderem vender as motos livre de qualquer suspeita”, destacou o delegado Marcelo Dias.
Os presos estão na sede da Polinter para os procedimentos policiais padrões. Dos 11 mandados, apenas 9 foram cumpridos.
“Dois deles ainda estão foragidos. Mas os agentes estão em campo atrás deles. Eram amigos que agiam principalmente na zona Leste de Teresina e não tinham como alvo vítimas específicas”, afirmou o delegado Antônio Nilton que presidiu o inquérito.
Segundo a Polícia, o grupo vendia as motos roubadas principalmente na região Norte do Piaui.
Alguns dos presos hoje são reincidentes e já haviam sido presos durante a operação que iniciou em 2019.
"Eles viviam uma vida normal e se apresentavam à sociedade como pintores, que faziam bico. Porém, a atividade principal deles era o roubo de motocicletas", acrescentou o delegado Marcelo Dias.
Nesta segunda (31) foram apreendidas durante os mandados de prisões duas motocicletas e uma arma de fogo utilizada nos crimes. Segundo o delegado Antonio Nilton, ao longo da investigação, pelo menos seis armas foram apreendidas com os integrantes do grupo.
Matéria original
Equipes da Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter) deflagraram na manhã desta segunda-feira (31) uma operação com objetivo de cumprir 11 mandados de prisão contra suspeitos de atuar em uma quadrilha especializada em roubos e furtos de veículos em Teresina. Até o momento, nove prisões foram efetuadas.
Os policiais também apreenderam veículos roubados, peças utilizadas em desmanches e armas de fogo.
De acordo com a Polinter, os alvos da operação são parentes e amigos de infância e residem na região do bairro Satélite, zona leste da capital.
Ainda segundo a Polícia, o grupo atuava na prática de roubos e furtos em várias regiões da capital. Os veículos roubados eram adulterados pelo próprio grupo criminoso. “Eles praticavam assaltos nos diversos bairros da Capital e eles próprios providenciaram a adulteração dos veículos, adquiriram documentos falsificados, bem como vendiam os veículos subtraídos e peças em desmanches”, informou o delegado Marcelo Dias, coordenador da Polinter.
Os presos e o material apreendido estão sendo levados para a sede da Polinter, na zona Sudeste da capital.
Cidadeverde.com