PUBLICIDADE            

Piauí recebe novo lote com 120 mil doses da Pfizer nesta sexta (07)

Piauí deve vacinar 330 mil crianças a partir da 2ª quinzena de janeiro

O Piauí vai receber na tarde desta sexta-feira (07), um lote de doses da vacina Pfizer/Biontech, do Plano Nacional de Imunização para o combate à Covid. Serão 121.680 doses do imunizante, que chegam ao aeroporto de Teresina, às 16h33.

As vacinas serão utilizadas para a dose de reforço da população, que devem proporcionar o aumento da proteção contra o coronavírus. O secretário de saúde, Florentino Neto, faz o apelo para que o piauiense não deixe de tomar a terceira dose, principalmente o público idoso ou imunossuprimido.

“É muito importante que todos se protejam para que possamos sair dessa pandemia”, afirma o gestor.

Vacinados no Piauí

Até esta quarta-feira (05), o Piauí já aplicou 5.546.376 doses de vacinas contra a Covid-19. Foram administradas 2.735.590 primeiras doses; 2.401.033 segundas doses; 52.890 vacinas de dose única e 356.863 doses de reforço. O estado já imunizou 83,36% da população com primeira dose e 74,78% dos piauienses estão protegidos com a segunda dose ou dose única.

O Brasil deve receber no próximo dia 13 de janeiro 1,2 milhão de doses de vacina contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. A vacinação desse público deve começar no dia 14 de janeiro, em todos os estados. No Piauí, 331 mil crianças na faixa etária devem receber o imunizante, segundo estimativas da Sesapi. 

A recomendação do Ministério da Saúde é que a imunização comece por menores com comorbidade, deficiência permanente, indígenas e quilombolas. Em seguida, a pasta recomenda que sejam vacinadas crianças que vivem com pessoas do considerado grupo de risco.

Na sequência, haverá um escalonamento por faixa etária, começando pelos mais velhos. A vacinação não será obrigatória.

Para a vacinação do público infantil, será necessária apenas a autorização dos pais. No caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação, haverá dispensa do termo por escrito.

O intervalo de doses será de oito semanas, não três semanas, conforme previsto em bula.

Piauí 

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) recebeu do Ministério da Saúde nesta quinta-feira (06) a nota técnica referente à vacinação das crianças de 05 a 11 anos. A expectativa é que o estado possa imunizar 331.432 pessoas nesta faixa etária

A vacina da Pfizer para este público será aplicada em duas etapas com o intervalo de quatro semanas. O frasco da vacina para crianças também terá uma cor diferente daquela aplicada em adultos, para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina. 

“Estas doses são de 0.2 ml e serão tomadas em duas etapas, com o intervalo da primeira para a segunda dose de  08 semanas, diferente do que diz a bula do imunobiológico, mas acreditamos que isso deve ser porque o Brasil ainda não tem doses suficientes para toda a população”, explica o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.  

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, reforçou  a necessidade da oferta da vacina contra a Covid-19, para crianças com idades de 5 a 11 anos, como estratégia para garantir maior segurança, controle da pandemia e imunização para a população. 

"O Piauí foi o segundo estado a pedir a vacinação infantil para o combate à pandemia. Com este novo passo, no processo de imunização das nossas crianças, esperamos receber as vacinas o mais breve possível, para que possamos iniciar a proteção deste público. E pedimos aos pais e responsáveis que assim que a vacina estiver disponível levem suas crianças, pois a vacina é segura e fundamental para proteção”, destaca o gestor. 

A Sesapi já está com toda a logística de distribuição e orientação aos municípios preparada para receber as vacinas destinadas às crianças de 05 a 11 anos. “Assim como nas outras etapas de vacinação nossas equipes, da Coordenação de Imunização, já estão com a logística organizada para entregar aos municípios, assim que receber do Ministério da Saúde, as vacinas direcionadas às nossas crianças, e os mesmo iniciarem o processo de imunização”, disse Florentino Neto.

O governador Wellington Dias (PT) comemorou o anúncio e disse que o Piauí está pronto para imunizar o público de crianças. 

“Ao chegar em cada estado, imediatamente fazemos a distribuição para começar a vacinação. [...] Eu quero dizer aqui que o nosso objetivo continua o mesmo: salvar vidas. Neste caso, salvar vidas de crianças”, frisou o governador

Wellington Dias afirmou ainda que o estado continuará cobrando da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a autorização para vacinar crianças abaixo de 5 anos.