A Polícia Civil do Piauí, 6ª Delegacia Regional em Piripiri, sob comando do Delegado Regional Dr. Jorge Terceiro, deflagrou na data de hoje, 30, a operação “HOMINIS EXCIDIUM” visando o cumprimento de mandados de prisão preventiva de autores de crimes de homicídio ocorridos na cidade nos últimos meses. Na operação foram presos dois indivíduos apontados em investigações policiais como sendo autores dos crimes.
Um dos crimes ocorreu em 04 de julho desse ano na localidade Umburana, interior de Piripiri, onde um indivíduo foi morto durante a noite por arma de fogo. Após as investigações foi emitido o mandado de prisão preventiva pelo juiz de direito da 1ª Vara Criminal de Piripiri, Dr. Sandro Francisco Rodrigues ,após parecer favorável do representante do Ministério Público. "Durante as diligências de captura do indivíduo, o mesmo ainda tentou fugir da ação policial se ocultando pela região, mas acabou preso pelas nossas equipes", afirmou o Delegado Regional, Dr. Jorge Terceiro.
“O outro crime de homicídio também plenamente elucidado ocorreu na data de 20 de outubro desse ano nas instalações do antigo Centro Social Urbano - CSU, no bairro Matadouro, aqui em Piripiri, onde um rapaz foi morto com disparo de arma de fogo. Com a conclusão das investigações por nossa unidade, representamos pela prisão do autor, tendo o pedido sido acolhido pelo Poder Judiciário na pessoa do magistrado plantonista Dr. Muccio Miguel Meira e após parecer também favorável do representante do Ministério Público. Os mandados de prisão e busca domiciliar foram cumpridos e o autor do crime devidamente preso”, conclui o Delegado Regional.
Ambos os presos serão removidos ao sistema prisional do Estado do Piauí onde ficarão à disposição do Poder Judiciário.
O nome da operação, “HOMINIS EXCIDIUM”, é uma expressão em latim que significa “A DESTRUIÇÃO DE UM HOMEM POR OUTRO HOMEM”, foi a expressão que deu origem à palavra HOMICÍDIO.