O Piauí reduziu o número de acidentes leves e graves em suas rodovias federais durante o feriado natalino deste ano, mas manteve o mesmo número de vítimas fatais em relação ao mesmo período de 2020, é o que mostram os números da Operação Natal 2021 divulgados nesta segunda-feira (27) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ao todo, foram registrados no feriadão do último fim de semana 19 acidentes, cinco deles graves, com 14 pessoas feridas e quatro mortos nas BRs que cortam o estado, enquanto que em 2019 a PRF contabilizou 28 acidentes, sendo sete graves, 33 feridos e os mesmos quatro óbitos deste ano.
Segundo a PRF, a redução do número de acidentes, e consequentemente as mortes nas estradas do Piauí, está relacionado com o aumento dos testes de alcoolemia durante toda a operação. Ao todo, foram feitos 957 exames de etilômetro, o que representa um aumento de 666% em relação aos realizados na mesma época do ano passado.
Fiscalização
O balanço final ainda mostra um aumento da presença de agentes da PRF em todo o estado, resultando numa maior quantidade de abordados. Foram 1.815 veículos e 2.193 pessoas fiscalizadas pelos policiais nos quatro dias de operação, ocasião em que foram lavrados 1.099 autos de infrações por diversas infrações.
Infrações
Entre as irregularidades mais constatadas esteve a de motociclistas transitando sem o uso de capacete e ultrapassagens em locais proibidos. Em relação à fiscalização de alcoolemia, foram lavrados 35 autos de infração, resultando em cinco pessoas presas por este motivo.
Com informações da PRF.