O Conselho Pleno da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Piauí aprovou, durante sessão na última terça-feira (19/10), retificações no edital que rege a eleição para a escolha do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí.
A votação aconteceu de forma híbrida (presencial e on-line), sobre a condução do presidente da instituição, Celso Barros Coelho Neto, e teve a relatoria do conselheiro seccional Carlos Douglas. O processo contou com 21 votos favoráveis e 11 contra.
Segundo o novo cronograma, a votação acontecerá no dia 21 de novembro de 2021, das 09h às 18h, na sede da seccional e das 15 subseções da OAB. Antes da retificação, a votação estava prevista para acontecer no dia 20 de novembro, das 11 às 19h.
CHAPAS
Outro ponto deliberado pelo Conselho Pleno diz respeito à Resolução do registro das chapas. Serão admitidas o registro de chapas completas, sob pena de indeferimento, até o dia 22 de outubro de 2021, das 09h às 18h, na Secretaria da Seccional.
Uma das novidades deste ano trata-se da paridade de gênero, no qual o registro de chapa deve atender ao percentual de 50% para candidaturas de cada gênero e, no mínimo, de 30% de Advogados(as) negros(as), de acordo com a heteroidentificação e com autodeclaração.
VOTAÇÃO
A votação será realizada na modalidade presencial, por meio de urnas eletrônicas, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19 necessários.
Estão aptos a votar os Advogados e Advogadas regularmente inscritos na OAB-PI, adimplentes com o pagamento das anuidades. O voto é obrigatório para todos os Advogados(as) inscritos na OAB/PI, sob pena de multa equivalente a 20% (vinte por cento) do valor da anuidade, salvo ausência justificada por escrito no prazo de 30 (trinta) dias contados da data da eleição, a ser apreciada pela Diretoria do Conselho Seccional.
A votação acontecerá na Sede da OAB Piauí, em Teresina, e nas sedes das Subseções da OAB em Água Branca, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Esperantina, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São João, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Valença.
Nataniel Lima (Com informações da OAB-PI)