PUBLICIDADE            

Piauí volta a não registrar mortes por covid-19 em 24 horas

Florentino Neto explica como será a vacinação de 12 a 17 anos e a 3ª dose

O Piauí voltou nesta terça-feira (14) a não registrar mortes por covid-19 nas últimas 24h. O anúncio foi feito pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi). De ontem para hoje foram registrados 59 casos confirmados da doença.

Dos 59 casos confirmados da doença, 31 são mulheres e 28 são homens, com idades de seis a 60 anos. Os dados são parciais por conta de instabilidades registradas no sistema e-Sus, do Ministério da Saúde.

Os casos confirmados no estado somam 318.125 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 6.980 e foram registrados em 223 municípios. 

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 168 ocupados, sendo 85 leitos clínicos, 75 UTIS e 8em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 22.628 até o dia 14 de setembro de 2021.

A Sesapi estima que 310.977  pessoas  já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Florentino Neto explica como será a vacinação de 12 a 17 anos e a 3ª dose .

O Ministério da Saúde recomendou a vacinação de adolescentes a partir desta quarta-feira, 15 de setembro. No entanto,  o Piauí ainda não recebeu as doses destinadas para essa faixa etária que é de 12 a 17 anos. 

O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, informou ao portal Cidadeverde.com que a previsão dada pelo governo federal é enviar os imunizantes para esse público a partir da segunda quinzena deste mês. 

“Temos uma previsão do Ministério da Saúde, que a partir da segunda quinzena deste mês, iniciar o recebimento de doses para vacinação de adolescentes com comorbidades. E a orientação do PNI e que se comesse a vacinação de adolescente de 12 a 17 anos com deficiência permanente, depois vacine de 12 a 17 com comorbidade e depois inicie desse mesmo grupo etário em geral”, informou o secretário. 

A vacinação do adolescente deve ser realizada com o imunizante da Pfizer/BioNTech, considerando que é o único, até o momento, autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. 

A exigência do Ministério da Saúde é que a população adulta esteja vacinada. 

3ª dose para idosos

O Piauí também não recebeu as doses para reforçar a vacinação dos idosos acima de 70 anos e para pessoas com deficiência de imunização. A previsão é de receber até o final do mês. 

“É previsão que a partir dessa segunda quinzena deste mês vamos receber doses para a vacinação para aplicação de terceira doses em idosos. O PNI vai estabelecer o calendário por grupos etários”, disse Florentino.