O governador Wellington Dias (PT) anunciou a abertura de concurso com 60 vagas para o Corpo de Bombeiros. Segundo ele, o edital será lançado em breve.
“O edital está sendo preparado. Tão logo esteja pronto, vamos editar. São 60 vagas para reforçar os quadros. O objetivo é poder descentralizar ainda mais os bombeiros. Ter uma presença em regiões dos estados que já estão dentro de uma programação legal e ainda um programa que queremos com o maior controle da pandemia voltar a trabalhar, que é a formação do que chamamos de bombeiro voluntário e brigadista”, destaca.
Wellington afirmou que o estado prepara um programa de educação para formação de equipes de brigadistas. “São pessoas que são qualificadas, passando pelo crivo dos bombeiros para situação de emergências. E ao mesmo tempo está em um cadastro de reserva para situações como essa de São Raimundo Nonato. Já temos voluntários atuando e o que desejamos é ter uma forma de pagamento, uma diária das pessoas também serem compensadas além de toda a parte humana que muitas vezes é um desejo das pessoas. Queremos os bombeiros tendo uma capilaridade maior, um reforço em pessoal e em equipamento ”, afirma.
Na manhã de hoje, ele também realizou a entrega de equipamentos para a melhoria de estrutura da corporação.
“Estamos entregando mais equipamentos que são importantes e necessários para os bombeiros. Isso para atuar em situações de emergência como acidentes, em situações de incêndios em que há risco de queimadas, de residências. Às vezes as pessoas sofrem acidentes e situações de enchentes. O objetivo é garantir os bombeiros cada vez melhor equipados para atuar em todas as regiões”, destacou.
Incêndios
O governador afirmou que o incêndio na região de São Raimundo Nonato, Sul do estado, se encontra controla. Porém, destaca que devido ao tempo seco, o clima é de alerta.
“Graças a Deus a situação se encontra melhor controlada. Temos pequenos focos. As equipes estão na área da Serra das Confusões. Se distanciando das áreas que tinham risco por serem habitadas. Sou grato a todos que ajudam. É uma situação de maior controle. O apelo é que as pessoas ajudem. Tem ainda a tradição da queimada de roça e depois perdem o controle. Isso leva a risco”, destacou.
Wellington Dias (PT) também se manifestou sobre fake news que estão sendo espalhadas sobre o incêndio nas redes sociais.
“Tudo que vem sob a forma de mentira, que se espalha travestida de verde, coloca em risco a vida das pessoas. Sem nenhuma dúvida. Qualquer que seja o interesse é menor do que a vida”, afirma.