PUBLICIDADE            

Incêndio destrói parte de vegetação do Monumento do Heróis do Jenipapo

Whindersson Nunes comemora dia da Independência em Campo Maior e fará documentário sobre a história da Batalha do Jenipapo

Um incêndio destruiu grande parte da vegetação que faz da área histórica do Momento aos Heróis do Jenipapo, localizado na localidade Alto do Meio, zona Rural de Campo Maior. As chamas começaram a atingir a mata seca por volta das 14 horas dessa sexta-feira, 09.09 e foram controladas por volta das 18 horas pela Brigada de Incêndio.

O fogo, que começou nas margens da BR-343 e rapidamente se alastrou pela mata, chegando a atingir a vegetação de dentro do Monumento do Heróis do Jenipapo. As chamas estavam violentas e a Brigada de Incêndio foi acionada para controlar o sinistro.

Depois de quase quatro horas de trabalho, os homens da Brigada conseguiram controlar o fogo, que destruiu grande parte da vegetação, mas não chegou a atingir a área de visitação do Monumento do Jenipapo.

Somente nesses primeiros nove dias de setembro de 2021 pelo menos três grandes focos de incêndio foram registrados em Campo Maior. Nesse período seco, conhecido como B-R-O-Bró, aumenta o número de queimadas. O “B-R-O Bró”, como é conhecido popularmente no Nordeste, é o período de setembro a dezembro marcado por ser, historicamente, o mais quente do ano.

Por falar Nisso: Whindersson Nunes comemora dia da Independência do Brasil em Campo Maior e fará documentário sobre a história da Batalha do Jenipapo. O humorista piauiense Whindersson Nunes esteve nesta terça-feira (07) na cidade de Campo Maior . O motivo da visita surpresa, foi bastante surpreendente. O humorista veio prestar homenagens ao monumento ‘Heróis do Jenipapo’ pelo Dia da Independência do Brasil.

Em seu perfil oficial do Instagram, Whindersson relatou os motivos pelos quais, os heróis da batalha foram tão importantes para a história do Piauí, “Quase que você tinham uma colônia de Portugal aqui no lugar do nordeste, mas o nosso povo literalmente entrou na frente e não deixou”. disse o humorista.

Nas redes sociais, Whindersson publicou um texto, em que conta, de forma simplista, um pouco sobre a história do monumento e da guerra pela independência, travada pelo povo piauiense.

“Eu sei que você não sabe, eles acham mais importante te ensinar sobre o tratado de tordesilhas ou qualquer coisa europeia do que a Batalha do Jenipapo, em 1823, no Piauí! Quase que vocês tinham uma colônia de Portugal aqui no lugar do nordeste, mas o nosso povo literalmente entrou na frente e não deixou, sem armas, sem saber nada de guerra, a pau e pedra! Homens, mulheres e crianças, deram a vida pra hoje eu poder dizer que SOU BRASILEIRO! Atiraram tanto, mataram tanto, que desistiram, pelo cansaço, pelo calor da minha terra. As tropas portuguesas se retiraram. Só ficou morte e túmulo, pq o Brasil não celebra isso? Por que você está aprendendo errado. Nós aprendemos errado, desde sempre. Eu vou pra rua hoje comemorar o que??? Ninguém liga pra minha comemoração. Mas eu, como brasileiro, eu vou fazer valer a pena, eu vou dar um significado a cada um desses túmulos, eu tô escrevendo a melhor obra que já fiz nada vida, eu vou gastar todo meu dinheiro nisso nem que seja a última coisa q eu realize. No dia 13 de março do ano que vem eu venho chorar de novo pela minha galera, e pensar mais uma vez como a 6 anos eu venho fazendo em como fazer pra dar a essas pessoas q se foram por você, um lugar ao sol, não o sol astro, o sol de glória. Hoje eu fico em casa”.

Além de promover uma visibilidade gigante para um dos principais pontos turísticos de Campo Maior, o YouTuber, que conta com mais de 50 milhões de seguidores no se instagram, anunciou que vai produzir um projeto para “dar significado a cada túmulo” presente no monumento.

 

Portal de CampoMaior