A Prefeitura de Piripiri realizou um ato cívico alusivo ao Dia da Independência, nesta terça (07/09), em frente ao Palácio do Povo de PeryPery, no Centro Administrativo. Em rápida solenidade, autoridades do poder público e das forças de segurança no município se manifestaram sobre o Dia 7 de Setembro.
Estavam presentes, policiais do 12º Batalhão da Polícia Militar, Pelotão Mirim Cabo C. Alves e o Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro (GESS), além de representantes do Tiro de Guerra 10-021, Polícia Rodoviária Federal (PRF/Piripiri), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, com apoio do SAMU 192 e da Superintendência de Transportes e Trânsito (SUTRAN). A guarnição do 12º BPM, Pelotão Mirim Cabo C. Alves e GESS ficaram perfilados diante do pavilhão das bandeiras, durante a execução dos hinos Nacional e da Independência, no momento do hasteamento das bandeiras do Brasil, Piauí e de Piripiri. Depois, houve os discursos das autoridades para o público presente.
O vice-prefeito de Piripiri, Hilton Osório (PT), agradeceu a presença de todos e enalteceu o trabalho realizado na atual gestão. “É uma data muito especial para o nosso governo Piripiri Terra Querida. Estamos trabalhando inspirados pelo espírito de liberdade, colocando o povo em primeiro lugar”, pontua o gestor. O chefe de instrução do TG 10-021, subtenente Marcondes Brandão lembrou que a Independência trouxe liberdade para o país. “É um momento de reflexão e peço a Deus, que ilumine todas as autoridades, para que tenham sempre esse norte como objetivo”, frisa o militar.
“A nossa independência foi conquistada a duras penas, inclusive, com sacrifício de piauienses já que o Piauí foi importante nesse processo de independência. E hoje, nós como nação temos que render homenagens a todos que se sacrificaram”, afirma o comandante do 12º BPM, major Jaime Oliveira. O vice-presidente da Câmara, Elvis Diones (PTB), citou o Salmo 91, dizendo que liberdade remete à proteção. “E quero dizer nesta manhã (07/09), que tenho orgulho de fazer parte dessa nação brasileira e que Bendita é a nação cujo Deus é o Senhor”, frisa o parlamentar.