Nesta quarta-feira (4), o ministro-chefe da casa Civil, Ciro Nogueira, tomou posse em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Piauiense, o novo ministro é graduado em Direito pela PUC Rio de Janeiro. Por seu intenso trabalho no parlamento brasileiro, Ciro Nogueira foi reeleito senador em 2018, pelo Piauí.
Em seu discurso, o ministro reforçou sua alegria em aceitar o convite do presidente da República, Jair Bolsonaro para ocupar um dos cargos mais importantes do Governo Federal. “Sua escolha, senhor Presidente, homenageia todos os nordestinos, homenageia todos os piauienses em particular. Podemos dizer que vossa Excelência trouxe para o coração de seu governo um nordestino, para compartilhar com ele uma parte das importantes decisões que tem de tomar”, afirmou.
Ciro Nogueira também reforçou o compromisso de buscar melhores opções na condução das políticas públicas e no atendimento às necessidades dos brasileiros. “Eu quero contribuir tal qual um amortecedor, que pode estabilizar, diminuir as tensões, ajudar para que esta viagem seja mais serena, estável e confortável para todos. Meu nome é temperança, meu sobrenome tem de ser equilíbrio”.
Sobre o futuro, o ministro afirmou ter a certeza que o Brasil está predestinado a ser um País onde o certo sempre irá vencer o difícil. “É com esse espírito, senhor presidente, que venho me somar ao governo de Vossa Excelência, finalizou.
O presidente da República Jair Bolsonaro, destacou sobre a importância de aprofundar o relacionamento com o parlamento . "Vamos superando os obstáculos, vamos juntos mirando o futuro, fazendo cada vez mais o nosso País reconhecido lá fora como um País sério, um País que realmente merece e muito um lugar destaque bem diferente do que ainda vivemos em nosso país. Ciro muito obrigado por ter aceitado esse convite".
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou durante discurso de posse de Ciro Nogueira na Casa Civil, que o valor do Bolsa Família será reajustado em mais de 50%. Bolsonaro anunciou que o novo programa será batizado de "Auxílio Brasil".
"Estamos aprofundando um novo programa, Auxílio Brasil, pelo menos 50% maior que o Bolsa Família. Falo 50% porque os outros 50% vou deixar para o (ministro da Economia, Paulo) Guedes anunciar", disse o presidente durante discurso no Palácio do Planalto na tarde desta quarta-feira (4).
"O governo com seu olhar para os menos favorecidos ou mais desfavorecidos, quando 38 milhões de pessoas perderam sua renda porque eram informais, o governo veio com o programa do Auxílio Emergencial. Atualizando os números, apenas 2020, despendemos mais recursos do que em 13 anos do programa Bolsa Família", disse Bolsonaro.
Elogiando o senador piauiense, Bolsonaro disse que a chegada de Ciro sinaliza uma abertura ao diálogo com o parlamento e que o “Brasil vai ganhar”.
“A chegada do Ciro Nogueira é uma demonstração por parte do governo que nós queremos cada vez mais aprofundar a relação com o parlamento”, disse o presidente, afirmando que o “Legislativo e o Executivo é um só poder”.
“Quase tudo que viermos a decidir aqui passa pelo parlamento. E o parlamento também, muitos projetos que nascem lá dependem do governo para sua implementação. Temos hoje uma convivência extremamente pacífica, salvo alguns senões, faz parte da política", afirmou o presidente.
A posse foi bastante disputada com transmissão ao vivo pela internet. Participam da solenidade o vice-presidente Hamilton Mourão, primeira-dama Michelle Bolsonaro, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. Além de vários ministros entre eles Paulo Guedes, governadores, prefeitos e amigos do senador.
Bolsonaro disse que conhece Ciro desde 1995 e afirmou que a “decisão é para os fortes e a omissão é para os fracos”.
O chefe do Executivo agradeceu o senador. "Ciro, muito obrigado por ter aceitado esse convite. Tenha a certeza de que o Brasil como um todo vai ganhar com sua presença, bem nos articulando com o parlamento brasileiro".
Vacinação
O presidente disse que a pandemia brevemente será resolvida e que o governo fez parceria com vários estados e o Brasil é o que mais vacina no mundo.