Com julgamento empatado, Gilmar Mendes pede vistas de denúncia contra Ciro Nogueira
- Detalhes
- Categoria: Política
- Publicado: Quarta, 27 Junho 2018 09:17
- Escrito por Redação
Durante a sessão de julgamento na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira (26/06), o ministro Gilmar Mendes apresentou pedido de vistas antes de manifestar seu voto sobre o pedido da Procuradoria-geral da República, para tornar réu o senador Ciro Nogueira, denunciado por recebimento de propina da UTC Engenharia.
O julgamento está empatado. Edson Fachin, ministro relator, votou pelo recebimento da denúncia. Dias Toffoli abriu divergência e votou pela rejeição da denúncia, no entendimento de que não foram produzidas provas suficientes para abertura da ação.
Gilmar disse que só pretende levar o caso de volta à Turma em agosto, após o recesso forense. Além de Mendes, ainda faltam votar os ministros Ricardo Lewandoski e Celso de Mello.
À Agência Brasil, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, disse que o delator Ricardo Pessoa - cuja colaboração baseia a denúncia da PGR - jamais mencionou pedido ou promessa de vantagens por parte de Ciro. "O que se deu aqui foi a interpretação pelo procurador-geral da República [Rodrigo Janot, à época] da delação".
No mesmo julgamento, os ministros arquivaram parte da denúncia, referente à acusação de que Ciro teria recebido propina através de um falso contrato com um escritório de advocacia. Fonte: Agência Brasil