Tradição viva do Reisado da Boa Hora-PI atrai e encanta pela história que sobrevive
- Detalhes
- Categoria: Geral
- Publicado: Segunda, 07 Janeiro 2019 09:01
- Escrito por Redação
Todos os anos, o município de Boa Hora, localizado a 156 quilômetros de Teresina, transforma-se de 31 de dezembro até 6 de janeiro, período em que se celebram os três Reis Magos: Gaspar, Baltazar e Belchior. A tradição secular está sendo preservada na cidade que realizou o Festival de Reisado, uma festa popular onde fé e cultura se misturam.
A festa é marcada pelas cantorias e apresentações de grupos que saem em procissão e visitam as casas dos pagadores de promessas que obtiveram alguma graça após solicitarem a intercessão dos três Santos Reis.
Os grupos, em sua maioria, são integrados pelo sanfoneiro, mandador, duas cantadeiras e três caretas que, geralmente, usam fantasias fabricadas com palhas, tecidos coloridos e fitas. Todos os personagens cantam, dançam e representam pequenos atos, como: abrição de porta, entrada, louvação ao Divino, chamadas do Rei e a morte do boi, que marca o encerramento do folguedo.
Em Boa Hora, não é difícil encontrar pessoas que foram curadas pelos Santos Reis e que ajudam a passar a tradição de geração para geração, sendo anunciantes das dádivas recebidas.
O programa Clube Rural, da Tv Clube que gravou matéria no no município, foi ao ar neste domingo (06). Confira aqui matéria exibida pela TV Clube
RESULTADO
Cantadeiras: Ana e Laiara
Mandador: Antonio Benedito
Sanfoneiro: Eduardo
Dançador: Jakson
Caretas: Teta, Cafilo, Zé Carlos
Butiquizeiro: Chico, Expedito
Representante do reisado: Cleudimar
Fonte: Maria Carcará, do longah.com