Em fenômeno raro, Cachoeira do Urubu reaparece em dezembro com muita força
- Detalhes
- Categoria: Geral
- Publicado: Segunda, 17 Dezembro 2018 10:55
- Escrito por Redação
A Cachoeira do Urubu, localizada no limite entre os municípios de Esperantina e Batalha, na Região Norte do Piauí, já tem volume de água suficiente para formar cascatas. Fotos e vídeos enviados para a nossa equipe neste domingo (16) mostram a força e a exuberância das águas do Rio Longá.
A cachoeira fica no Parque Estadual de Proteção Ambiental Cachoeira do Urubu distante 180 Km ao norte de Teresina, via rodovia PI-113, passando pelas cidades de José de Freitas, Barras e Batalha.
O Rio Longá forma acachoeira do Urubu, que tem esse nome por causa da variação do nível do rio, que quando diminui o seu volume de água, faz com que os peixes fiquem “presos” nas pequenas valetas do seu leito. O urubu-rei, uma espécie de condor da América do Sul, é atraído pela oferta de alimento, proporcionando um espetáculo diferente com a chegada desses pássaros gigantes.
A piracema, que acontece nos meses de abril e maio, é outro espetáculo, que pode ser admirado de uma passarela com 400m de extensão, que foi construída sobre a cachoeira (pra quem tem coragem, é claro).
Os visitantes podem ter contato com as águas mornas e borbulhantes. Uma passarela com pilares de concreto e extensão de mais de 300 metros atravessa o rio. No período da cheia, provocada pelas chuvas de dezembro a março, o nível das águas sobe tanto que se forma uma fina camada no piso. O som ecoado pelas águas e a névoa úmida são envolventes. A mais de 5 mil metros é possível ouvir os “trovões da cachoeira”.
O Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu é um local de preservação ambiental. Está localizado a menos de 30 minutos do Centro de Esperantina, a aproximadamente 25 quilômetros, e o acesso é por via asfaltada. A presença de visitantes é permitida, mas é preciso ter respeito pelo meio ambiente. Animais como pássaros e roedores frequentam o local, uma mostra das mais variadas cores e tons da natureza. Na margem do município de Esperantina fica instalada a estrutura de apoio aos turistas.
Com informações do Meio Norte