Escola piauiense ganha prêmio histórico para escola pública no País
- Detalhes
- Categoria: Educação
- Publicado: Quinta, 05 Julho 2018 15:43
- Escrito por Redação
A Unidade Escolar Augustinho Brandão ganhou nesta quarta-feira (4) o prêmio Darcy Ribeiro de Educação, um das mais disputadas premiações no país. A escola está localizada no interior do Piauí, no município de Cocal dos Alves. Cerca de dez escolas em todo o país disputavam a premiação, que é realizada anualmente pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
Essa é a primeira vez que uma escola pública no país é escolhida para receber o prêmio. A deputada estadual Rejane Dias (PT) foi pessoalmente à defesa da escola e lembrou que cerca de 70% dos alunos desta unidade que se inscrevem no Enem são aprovados para o ensino superior. A escola ganhou repercussão em todo o país por meio da Educação devido os altos índices de aprovação no Enem e em Olímpiadas.
Essa não é a primeira vez em que a escola é reconhecida nacionalmente, que desde 2006 já acumulou mais de 131 medalhas em participações em olimpíadas, dentre elada OBMEP (Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas). O professor de matemática Antônio Cardoso do Amaral também é reconhecido e premiado na área, e um dos principais incentivadores de despertar a paixão dos estudantes pelos números.
“Esse é um momento de muita alegria e de reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores, diretores e alunos dentro da Escola Augustinho Brandão. Ressalto trabalho de todos, dentre eles, o professor Amaral que desenvolve uma metodologia de que os alunos veem a matemática não como um ‘bicho papão’, mas como uma disciplina que é aprendida por todos”, disse a deputada.
A deputada ressalta que os alunos não se destacam apenas em matemática, mas em todas as disciplinas. “Essa é uma experiência que está sendo levada para outras escolas do Estado”.
Rejane Dias também destacou a Unidade Escolar João Henrique em que 70% dos estudantes conseguem aprovação pelo Enem.
Prêmio
O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, instituído em 1998 e regulamentado em 2000, consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie do homenageado a três pessoas e/ou entidades, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.
Fonte: Cidade Verde