Seduc estuda a possibilidade de não retomar aulas presenciais em 2020
- Detalhes
- Categoria: Educação
- Publicado: Segunda, 14 Setembro 2020 14:43
- Escrito por Redação
As aulas presenciais podem não ser mais retomadas na rede estadual de ensino em 2020. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estuda a possibilidade de concluir o ano letivo apenas com aulas remotas, sistema que já vem sendo adotado durante o período de pandemia da Covid-19.
Além do risco de contaminação, por conta da proximidade dos alunos nas aulas presenciais, a Secretaria também analisa o prazo que seria necessário para adaptar as escolas para receberem atividades presenciais. De acordo com o superintendente de Educação Básica, Carlos Alberto Pereira, em alguns casos, esse prazo poderia chegar à 60 dias.
"Estamos em setembro. Quando for autorizado a retornar, precisamos de um tempo para adquirir todos os materiais necessários. Para instalar um protocolo é no mínimo 60 dias, porque ainda precisamos fazer licitações. Vamos voltar em Dezembro? Nesse caso, é melhor continuar remoto, concluir o ano, e trabalharmos para voltar presencialmente no ano que vem", disse o superintendente ao Cidadeverde.com, ao ressaltar que a decisão ainda não foi tomada. "Estamos construindo todos os cenários e possibilidades", reforçou.
A possibilidade da volta das aulas presenciais contribuir com uma possível segunda onda de casos da Covid-19 também é avaliada pela Seduc.
"Embora na escola a gente tenha toda a segurança, com os protocolos que serão instalados, a gente não sabe o que vai acontecer da saída de casa até à escola. É melhor a gente investir nas condições remotas, para dar condições para os alunos tenham capacidade de assistir as aulas, do que a gente submeter os alunos a uma situação que pode resultar em internações e levar problema para as famílias. Estamos avaliando tudo isso", avalia o superintendente de Educação Básica.
Pelo cronograma apresentado pelo governo do Piauí, a volta das atividades presenciais nas escolas deveria ocorrer a partir do dia 22 de setembro, porém a decisão final está a cargo do Comitê de Operações Emergenciais (COE), que ainda não apresentou uma data definitiva.
Recentemente, a Secretaria de Educação, após reunião com entidades e representantes de pais e alunos, chegou a apresentar uma proposta para que os alunos do 3º ano do Ensino Médio fossem os primeiros a retornar às salas de aula, para evitar prejuízos na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio. A proposta também foi encaminhada ao COE, mas até o momento também não foi oficializada.
De acordo com o superintendente de Educação Básica, Carlos Alberto Pereira, a decisão final sobre a retomada ou não das aulas presenciais na rede estadual de ensino deve ser apresentada até a próxima quarta-feira. "Nos próximos dias, o secretário deve apresentar à sociedade a decisão final", garantiu.
As aulas presenciais na rede estadual de ensino estão suspensas desde o dia 16 de março, início do pandemia da Covid-19.