Açude Caldeirão já soma 297,8mm de chuva em 2019, faltam apenas 50 cm para a sangria
- Detalhes
- Categoria: Agora 40graus
- Publicado: Quinta, 07 Fevereiro 2019 10:53
- Escrito por Redação
Na manhã desta quinta feira (07), o açude Caldeirão teve um aumento no volume de água, com as chuvas que caíram na tarde de ontem. A previsão de sangria é ainda para este mês de fevereiro.
O mês de fevereiro será mais chuvoso que janeiro. Os temporais intensos devem ser tendência e por isso, foram emitidos alertas às defesas civis do Piauí e Maranhão pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/CPTEC). A informação é do climatologista Werton Costa, professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Segundo o professor, as chuvas intensas ocorrem por causa da aproximação com a umidade oceânica.
“A estação chuvosa vai se configurando apesar da irregularidade que nós tivemos no mês de janeiro e por isso enseja certa atenção em toda a área que compreende o Leste do Piauí (Vale do Parnaíba) e parte do Maranhão, sobre a possibilidade de temporais intensos”, destaca o climatologista.
Ele acrescenta que a condição de risco é dada como um mecanismo para que todo sistema de vigilância fique atento às “condições severas”.
O climatologista disse ainda que não acredita que as rajadas de ventos acima de 60 km/h, como ocorreram na última sexta-feira(01), devem ocorrer novamente.
A Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar) divulgou boletim para o trimestre Fevereiro/Março/ Abril sobre as probabilidades de chuva. De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, a previsão foi elaborada por consenso pelo CPTEC, Inmet e Funceme e dos Centros Estaduais de Meteorologia e indica diferença nos índices pluviométricos em todo o Piauí.
O estado foi dividido em Norte e Centro Norte onde haverá maior probabilidade de ocorrerem chuvas acima da média; Sudoeste onde as chuvas devem ser dentro da normalidade; e Sudeste onde a maior probabilidade é de chuvas de normal a abaixo da média.
“Analisando-se o estado como um todo, a tendência é de chuvas dentro da normalidade”, destacou Sônia Feitosa. Fonte e foto: Piripiridefato.com.
ATUALIZANDO:
Dados colhidos hoje na Estação Meteorológica do Caldeirão, a precipitação pluvioméritrica com as chuvas de ontem foi de 29,1mm, o acumulado do ano de 2019, 297,8mm. O açude já está com a capacidade de 49.994.000m3, faltando apenas 4.606.000m3. Falta pouco menos 50cm para sangria, o que pode ocorrer até o final de semana.