Em Brasília, governador comemora Dia do Piauí em solenidade na Câmara de Deputados
- Detalhes
- Categoria: Agora 40graus
- Publicado: Quinta, 17 Outubro 2019 09:11
- Escrito por Redação
O governador Wellington Dias participou nesta quarta-feira (16), em Brasília, de sessão solene em homenagem ao Dia do Piauí. A solenidade, presidida pelo deputado Assis Carvalho, contou com a presença de toda a bancada federal e teve por objetivo dar visibilidade ao aniversário de 197 anos da adesão do Estado à independência do Brasil, comemorado no próximo sábado, dia 19 de outubro.
Na oportunidade, o chefe do executivo piauiense resgatou o passado de luta que permeia a história do povo do Piauí. “Esse momento é para a gente comemorar e refletir sobre os 197 anos da independência do Piauí. No 19 de outubro, muito depois do 7 de setembro, é que a gente começou a consolidar o norte do Brasil como independente, deixando de ser colônia portuguesa. Pelo acordo feito entre D. Pedro I e seu pai, essa região ficaria sob o julgo português como colônia. Em Oeiras, em Piracuruca e depois na Batalha do Jenipapo, o Piauí se destacou na busca pela liberdade do povo brasileiro”, lembra Dias.
Questionado sobre as conquistas do estado nas últimas duas décadas, o governador comemorou o crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, que saiu de muito baixo para alto. “O Piauí entrou no século XXI como um dos estados mais pobres do Brasil. Lá no início dos anos 2000, nós tínhamos um IDH de 0,4, que significa desenvolvimento muito baixo. Hoje, podemos comemorar um IDH de 0,7, ou seja alto desenvolvimento. Significa melhoria em educação, saúde, segurança, reduzindo a mortalidade infantil, com alta produtividade, crescimento da economia e renda”, pontua.
Investimentos italianos e Programa de Securitização da Dívida Ativa
Ainda em Brasília, o governador discutiu junto ao embaixador italiano no Brasil, Antônio Bernardini e o cônsul da Itália no Nordeste, Gabor de Zagon, a criação de um grupo de trabalho que vai permitir, tanto o Consórcio Nordeste, quanto o Piauí, ter uma agenda efetiva com a procura de oportunidades comerciais, trabalhando investimentos econômicos, sociais e ambientais.
Em outra oportunidade, Wellington Dias debateu com a bancada federal do Partido dos Trabalhadores na Câmara de Deputados a criação do Programa de Securitização da Dívida Ativa, sistema modelador que permite o combate à sonegação fiscal. O objetivo é coibir a prática e recuperar os recursos de forma mais ágil, mais moderna, envolvendo o setor público e outros agentes sem elevar os custos e garantindo as condições de bons resultados. “Vim conversar com os parlamentares do meu partido mostrando a importância de não se ter uma posição contrária. Pedi para que, de preferência, se tenha uma posição favorável ou de que se libere a bancada, já que a ampla maioria é favorável a votação e aprovação desse projeto de lei”, finaliza.