Piauí desperdiça quase metade da água potável que produz, diz estudo
- Detalhes
- Categoria: Cidades
- Publicado: Quinta, 06 Junho 2019 07:58
- Escrito por Redação
O Piauí desperdiça quase metade da água potável que produz. O dado alarmante foi divulgado pelo Instituto Trata Brasil, na edição 2019 do estudo “Perdas de Água - Desafios para Disponibilidade Hídrica e Avanço da Eficiência do Saneamento Básico". Segundo os dados, o Estado joga fora exatamente 48% da água tratada produzida.
Em oito estados, a perda é igual ou superior a 50%, como no Rio Grande do Norte (50%), Pernambuco (52%), Rondônia (56%), Maranhão (60%), Acre (60%), Amapá (66%), Amazonas (69%) e Roraima (75%).
A unidade da federação com menor perda é Goiás, com 26%, seguido do Rio da Janeiro (31%).
Veja os dados no gráfico:
De acordo com o Trata Brasil, no processo de abastecimento de água por meio de redes de distribuição podem acontecer perdas do recurso hídrico em decorrência de variadas causas, tais como: vazamentos, erros de medição e consumos não autorizados.
"Essas perdas trazem impactos negativos para o meio ambiente, para a receita e para os custos de produção das empresas, onerando o sistema como um todo, e em última instância afetando todos os consumidores", diz o Instituto. As informações são do cidadeverde.com.