Teresina tem famílias desabrigadas, carros ilhados e previsão de mais chuvas
- Detalhes
- Categoria: Cidades
- Publicado: Sábado, 27 Fevereiro 2021 13:09
- Escrito por Redação
A forte chuva que caiu em Teresina, na noite de sexta-feira (26), deixou famílias e carros ilhados. Neste sábado (27), o Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar um idoso que mora sozinho na região das Olarias, no bairro Poti Velho, zona Norte de Teresina. Equipes da Defesa Civil Municipal estiveram no local e já contabilizam 12 famílias desabrigadas, que vão precisar sair das suas residências em decorrência das chuvas. A previsão do tempo para Teresina e todo o estado do Piauí é de mais chuvas neste final de semana.
O gerente da Defesa Civil Municipal, Marcos Rolf, informou ao Cidadeverde.com que as equipes realizam o levantamento das famílias. “São umas 12 famílias desabrigadas. Estamos entrando em contato com a SDU (Superintendência de Desenvolvimento Urbano – Região Norte) para fazer o cadastro urgente de acolhimento dessas pessoas”, disse.
“As casas já estão ilhadas. A lagoa (próxima a elas) está subindo, recebendo muita água. A tendência é de aumentar com essas chuvas fortes e intensas”. O gerente alerta que se a lagoa continuar subindo, outras oito famílias correm o risco de também ficarem ilhadas.
O tenente Juarez Júnior, do Corpo de Bombeiros, relata que os moradores acionaram a equipe para fazer o resgate do idoso. “Fizemos o atendimento. O senhor foi retirado e entregue a outra residência, que (o morador) se disponibilizou a acolher (neste momento). Há umas 10 casas com risco iminente de ficarem ilhadas”.
Carros ilhados
Sobre as ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros, o tenente acrescenta que pessoas foram resgatadas na madrugada de sábado (28) em um carro ilhado na zona Leste de Teresina, no bairro Ininga. Outra ocorrência foi de uma árvore caída, também na zona Leste.
Ainda na noite de sexta (26), um motorista foi socorrido por populares ao ficar ilhado no bairro Fátima. O estudante Álvaro Queiroz, que ajudou no resgate, conversou com o Cidadeverde.com. No momento da chuva, ele e um amigo, que pedalavam de bicicleta, se abrigaram em um local próximo do ocorrido.
“Chegamos a passar por locais com a água acima do joelho. O rapaz do carro ia pegar o irmão no colégio, mas a água já estava muito alta. Ele não imaginou que estaria tão forte. Tem um bueiro na região, ele passou por ele e a água carregou o carro”.
Álvaro explica que o carro bateu em uma calçada que o segurou no local, impedindo que fosse arrastado pela água. Depois disso, “eu, meu amigo e mais dois rapazes fomos ajudar ele a ficar segurando o carro. Foram, mais ou menos, uns 40 minutos. Quando parou de chover, a água baixou o nível, e conseguimos empurrar o carro até o colocar sobre uma elevação que não tivesse risco”.
Mais chuvas
A previsão do tempo para o estado do Piauí é de mais chuvas neste final de semana, dias 27 e 28 de fevereiro. O boletim da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) informa que:
- Sábado (27)
Teresina: parcialmente nublado a nublado com chuva de acumulado significativo à tarde ou à noite.
Litoral/Parnaíba: parcialmente nublado a nublado com chuva a qualquer hora.
Norte: parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas.
Centro-norte: nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas, sendo fortes em algumas áreas.
Sudeste: nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas, fortes em algumas áreas.
Sudoeste: nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas.
- Domingo (28)
Piauí: nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas.
Teresina: parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva à tarde ou à noite.
Litoral /Parnaíba: nublado a parcialmente nublado com chuva rápida a qualquer hora do dia.
Defesa Civil - Número 153
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) informa que os moradores, em situação de risco e emergência, acionem a Defesa Civil Municipal pelo número 153.
“Caso a solicitação dos moradores não seja formalizada por este número, impossibilita a atuação da Defesa Civil Municipal por desconhecer as demandas. Neste sentido, a Semcaspi reforça a necessidade da população, que se encontra em situação de alagamento, formalizar a ocorrência aos órgãos competentes, para que tomem as devidas providências”.
A Semcaspi acrescenta que “a Defesa Civil Municipal atua em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), de cada região de Teresina, e o Corpo de Bombeiro do Piauí’.