Em Barras aumenta o número de notificados pelo coronavírus
- Detalhes
- Categoria: Cidades
- Publicado: Sexta, 03 Abril 2020 09:16
- Escrito por Redação
Uma mulher jovem e saudável, de 47 anos, deu entrada no Hospital Regional Leônidas Melo com sintomas de coronavírus. Ela está em isolamento no HRLM, mas não apresenta complicações respiratórias.
A paciente é do bairro Matadouro e não tem relato de contato com alguém que veio de fora, o que indica que se ela testar positivo para o covid-19, a contaminação comunitária já é realidade em Barras. Isso aumenta a necessidade de isolamento social total.
O exame dela será coletado e enviado para Teresina nesta sexta-feira (03). A paciente encontra-se estável, consciente e sem nenhuma complicação respiratória. Todos as pessoas que tiveram contatos com ela estão em isolamento domiciliar.
Os demais casos de suspeita em Barras – quatro pacientes que passaram pelo hospital e cinco que a secretaria de Saúde monitora – relatam ter tido contato com parentes de fora, principalmente de São Paulo. Ao todo, apenas um homem é monitorado na cidade, as demais são mulheres. Todas as informações divulgadas nesta matéria são de fonte segura, que está preocupada com o avanço da doença no Piauí.
PACIENTES JÁ DIVULGADOS AGUARDAM RESULTADO DE EXAMES
Os dois pacientes divulgados anteriormente em boletim oficial da Prefeitura de Barras – que não vem atualizando os números – ainda aguardam o resultado do exame PCR. Os exames foram enviados na última quarta-feira e provavelmente só terá resultado no sábado (04).
O teste RT-qPCR, conhecido como PCR, é a resposta final e precisa sobre a presença do vírus na amostra analisada. Foi por meio dele que, no dia 24 de fevereiro, confirmou-se primeiro caso da covid-19 no país. É um exame mais complexo e ainda tem a demanda do Laboratório Lacen, que vem recebendo muitos testes.
PESSOAS QUE TIVERAM CONTATO COM MÉDICO TALLEYRAND TELES
Os pacientes atendidos pelo médico Talleyrrand Teles não apresentaram nenhum sintoma. Já dos oito profissionais que trabalham no hospital e que tiveram contato direto com o médico, apenas uma técnica de enfermagem – que é do grupo de risco por ter diabetes – apresenta sintomas compatíveis para o coronavírus, mas não agravou para complicações respiratórias e está em isolamento domiciliar, conforme recomenda o protocolo das autoridades de saúde.
Barras precisa seguir as recomendações de comunicação em caso de pandemia. A OMS vem ressaltando a importância da comunicação no quadro atual. Estamos em um momento em que a comunicação é essencial – clara, transparente e responsável.
O número de pessoas que não respeitam os decretos de isolamento refletem a ausência dos números oficiais de suspeitas de contaminação pelo vírus.
Fonte: longah