86 99924-3051


Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna

Conab prevê aumento da área plantada de grãos no Piauí para safra 19/20



A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o 2º levantamento da safra piauiense de grãos 2019/2020. Estima-se que a área plantada da safra 19/20 seja maior que a 18/19; o aumento deve ficar em 2%. No momento, ainda se está na fase inicial de plantio, com expectativa de produção total de grãos para 4,2 milhões de toneladas.

O destaque está na soja, pois a produtividade esperada gira em torno dos 3.087 kg/ha, e deve ocorrer aumento médio na área de plantio na ordem de 4%. Ela é a que mais contribuiu para o aumento da área plantada. 

A Conab prevê o aumento de 4,8% da produção de soja comparando as safras de 18/19 e 19/20. Além disso, deve haver o aumento da produtividade em 0,8% entre elas.  A estimativa é de que a safra 19/20 produza 2.4 milhões de toneladas.   

Esse aumento médio ocorre devido "à abertura de novas áreas e migração de áreas de milho para soja, desta forma, a princípio, espera-se que a área de soja alcance 788,4 mil hectares", diz a Conab, ressaltando que "o percentual plantado até agora no estado é de 4,4% do total de área destinado a cultura, que encontra-se 100% na fase germinativa". 

O plantio da soja no estado do Piauí iniciou a partir do dia 20 de outubro depois do encerramento o período de vazio sanitário. Em novembro, com o aumento da precipitação e umidade do solo, o plantio deve se intensificar principalmente na região sudoeste piauiense. 

A Conab ressaltou no relatório a preocupação dos produtores com a escassez das chuvas, pois, considerando o ano passado, o percentual plantado está baixo, já que em 2018 o índice, no mesmo período de plantio,  atingia 14% da área total. “Essa escassez pode prejudicar até os plantios de 2ª safra. Tendo em vista, que as perspectivas de precipitação para o mês de novembro não são muito positivas. Podendo ocorrer até um atraso no plantio da cultura como um todo", acrescenta. 

O levantamento foi realizado entre os dias 28 de outubro a 02 de novembro de 2019 por meio de pesquisa a campo, realizadas pelos técnicos da CONAB/SUREG-PI.

ALGODÃO 

O 2º levantamento da safra piauiense divulgou que a área de algodão no estado do Piauí terá incremento. Segundo o planejamento dos produtores,  o plantio deve atingir 19.000 ha. Já a produtividade esperada gira em torno de 4.000 Kg/ha. 

"O aumento corresponde a 18% em relação a área da safra passada. Este incremento de área está relacionado a expansão pontual nas áreas de algodão em fazendas que já trabalharam esta cultura na safra passada. O plantio deve ocorrer durante o mês de dezembro".

ARROZ

Com relação ao arroz, o 2º levantamento aponta que a área total deve permanecer constante, com aproximadamente 41,9 mil hectares e produtividade esperada em 1.300 kg/ha. "O plantio desta cultura só deverá ter início entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020. A área de arroz no estado é predominantemente oriunda da agricultura familiar, com exceção das áreas irrigadas onde predomina a agricultura empresarial".

FEIJÃO

Assim como o arroz, a a área de feijão 1ª safra deve permanecer constante, com cerca de 190,3 mil hectares, e a produtividade esperada girar em torno dos 400 kg/ha. 

"Praticamente toda a área de feijão primeira safra no estado é proveniente da agricultura familiar e o plantio tem previsão de iniciar no mês de dezembro de 2019 na região sul do estado e em janeiro de 2020 na região centro-norte", explica a Conab.

MILHO 1ª SAFRA E 2ª SAFRA

Deve haver uma pequena redução na área de milho da 1ª safra com relação a safra anterior, aponta a Conab, a 370,0 mil hectares, redução da ordem de 1% comparado à safra passada. A produtividade média esperada gira em 3.643 kg/ha, considerando a agricultura familiar e empresarial. Quanto ao plantio do milho, a previsão é de iniciar no final do mês de novembro, na região sudoeste piauiense. 

Para o milho 2ª safra a expectativa é de redução na área com relação a safra anterior da
ordem de 10%. Esse dado se baseia no incremento que houve na safra 2018/2019, quando houve o aumento da área em 23,1%. A expansão aconteceu pelas condições climáticas favoráveis. 

"A área para o milho 2º safra deve ficar em 70 mil hectares. A expectativa de produtividade gira em torno dos 4.400 kg/ha", finalizou. 



Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna