Semana Santa será sem procissão e rito de lava-pés. Confira a programação
- Detalhes
- Categoria: Acontecimentos & Eventos
- Publicado: Quinta, 25 Março 2021 19:45
- Escrito por Redação
No Domingo de Ramos não haverá a procissão. Na quinta, a recomendação é de não realizar o rito do lava-pés nem a transladação do Santíssimo Sacramento.
Veja detalhes:
Durante todo o período, que iniciará no próximo domingo (28), a participação dos fiéis fica limitada a 30% da capacidade da igreja e todas as celebrações da Semana Santa não poderão passar de duas horas de duração.
O documento, direcionado para todas as comunidades paroquiais, diaconias e áreas pastorais, também reforça a importância de as celebrações serem transmitidas por meio das redes sociais para que os católicos possam acompanhar cada momento.
No Domingo de Ramos não haverá procissão e os fiéis devem levar os ramos que serão abençoados diretamente nas mãos de cada pessoa.
Seguindo as indicações práticas da Comissão, recomenda-se que na celebração da Ceia do Senhor (Quinta-Feira Santa) não seja realizado o rito do lava-pés e nem a transladação do Santíssimo Sacramento, que após um breve momento de adoração deve ser conservado no tabernáculo como de costume.
Já na Paixão do Senhor (Sexta-Feira Santa) não acontecerá o tradicional beijo da Cruz. E na Solene Vigília Pascal (Sábado Santo), a quantidade de leituras deve ser reduzida, a fim de que não ultrapasse as duas horas de celebração estabelecidas através dos decretos governamentais.
Já na Sexta-Feira Santa é celebrada a Paixão do Senhor, o ato de sacrifício redentor na cruz, e no Sábado Santo a Solene Vigília Pascal, que é o centro de todo o ano litúrgico. “Cristo que muitas vezes anunciou a sua morte, todas as vezes anunciou também a sua ressurreição e nós celebramos exatamente no Sábado Santo”, destacou. No domingo, o dia do Senhor, os cristãos se alegram pela ressurreição, a vitória de Jesus Cristo sobre a cruz.