Saúde

Piauí tem maior taxa de mortalidade por suicídio em todo o país

As tentativas são mais comum entre as mulheres.

Saúde Redação Piripiri 15 de setembro de 2016 09:35h

A Secretaria de Estado da Saúde realizou nesta quarta-feira (14) uma mobilização no sentido de envolver os profissionais de comunicação, saúde e sociedade em geral em relação ao suicídio, reforçando a campanha mundial de Prevenção ao Suicídio - Setembro Amarelo.

Dados no Piauí

O Piauí, segundo dados do Ministério da Saúde tem taxa bruta de mortalidade por suicídio superior em todo o Brasil e Nordeste durante o período de 2010 a 2014. De acordo com a pesquisa a faixa etária com maior número de óbitos por suicídio está entre 20 e 29 anos, com 365 casos entre os anos de 2010 a 2016.Dados absolutos mostram que Teresina é o município com maior número de óbitos por suicídio, seguido pelos municípios de Parnaíba e Picos.

Através da análise dos dados de 2016 (parciais até agosto), onde foram verificadas 521 tentativas de suicídio, o que corresponde a 19,9% do total. Os dados apresentados nesse Boletim evidenciam que, em termos de números absolutos, o número de óbitos por suicídio é maior no sexo masculino. No entanto, nas tentativas de suicídio, o sexo feminino apresenta um número maior quando comparado ao sexo masculino.

Secretaria de Estado da Saúde - PI